top of page

Jovem de Leça cria Academia Desportiva Inclusiva do Porto (ADIP)

Projeto promove o envolvimento de TODOS no desporto, independentemente da sua condição.



A Academia Desportiva Inclusiva do Porto, ADIP, foi fundada pelo Terapeuta Ocupacional Miguel Fleming, nascido em Leça da Palmeira. Enquanto leceiro, o Miguel jogou Basquetebol no GDBL, durante 15 anos, representando o clube ao mais alto nível com variadíssimas presenças em fases finais nacionais. É também na praia de Leça que desenvolve um enorme gosto e respeito pelo mar, praticando bodyboard e surf.

A nível profissional conta com 8 anos de experiência na área da terapia ocupacional, em diferentes locais, destacando-se a Associação Somos Nós, onde promove a autonomia e a independência de jovens com deficiência intelectual, bem como, a Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos, sediada no Centro hípico de Leça.

A paixão que o Miguel nutre pelo desporto e pela terapia ocupacional, motivou o nascimento da ADIP, projeto que promove o envolvimento de TODOS no desporto, independentemente da sua condição.

A ADIP tem uma metodologia assente em 3 pilares: o terapeuta ocupacional, o treinador profissional e o grupo de atletas. Os 3 pilares têm um papel fundamental no desenvolvimento de diferentes competências motoras, cognitivas e sociais.

A academia pretende distinguir-se através do seu contributo social na criação de oportunidades desportivas adaptadas. No dia 09 de julho estreou-se com o 1º evento, o “Open Day – Padel Adaptado”, em parceria com o Top-padel Industrial.

Neste dia tão aguardado, os 23 participantes tiveram o 1° contacto com a modalidade adaptada de padel que proporcionou uma tarde recheada de bons momentos. Foi, sem dúvida, um dia muito especial para todos os presentes e que ficará na memória de todos.

Este evento ficou marcado pelo anúncio de abertura de aulas de Padel Adaptado, já a partir de Setembro de 2022. Estas irão decorrer no Top-padel Industrial, às 4ª feiras, das 17h00 às 18h00, com a possibilidade futura de abrir mais turmas.

A ADIP tem uma equipa multidisciplinar que está pronta a receber todos os atletas que se queiram divertir, aprender e jogar padel.


As inscrições encontram-se abertas e a ADIP ficará a aguardar por TODOS!

Link para inscrições: https://forms.gle/mFcbA2ubN9dM2bmT9

Para mais informações:

Email: adip.geral@gmail.com Facebook: Academia Desportiva Inclusiva do Porto Instagram: @adip_desportoadaptado

bottom of page