top of page

Jovens de Matosinhos levam projetos a Concurso Nacional

Os projetos serão apresentados a um júri nacional que selecionará os 5 melhores do país. O vencedor será distinguido com um prémio de 1.000 Euros



A 8ª Edição do “Geração+”, decorrerá na Porto Business School, em Matosinhos, no dia 19 de outubro, havendo emissão em live streaming via canal de Youtube da Rumos Education. Toda a a informação sobre o evento está disponível em www.rumosexperience.pt

De acordo com António Ruão, diretor-geral da Rumos Education “neste momento as Provas de Aptidão Profissional são mais do que provas elaboradas por alunos do Ensino Profissional, em fase final de formação, para completarem o curso profissional. Esta iniciativa é fundamental para os alunos, não apenas para demonstrarem os conhecimentos e competências que adquiriram ao longo do seu percurso formativo, mas são um incentivo ao empreendedorismo jovem, no sentido de, através dos seus projetos e ideias terem contacto com a realidade empresarial e criarem o seu negócio ou posto de trabalho”, explica.

No âmbito da iniciativa “A Melhor PAP Nacional – Geração+”, 19 jovens finalistas de todas as Escolas Profissionais Rumos Education, (Escola Profissional de Tecnologia Digital, Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla), apresentam no próximo dia 19 de outubro, um total de 14 projetos inovadores nas suas áreas de estudos.

A escolha das PAP’s que vão a concurso nacional é da responsabilidade de cada instituição escolar ou polo (no caso da Profitecla). Posteriormente, o júri selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso de acordo com diferentes critérios – Estruturação do Projeto, Expressão Escrita, Criatividade/Inovação, Pertinência do projeto, Viabilidade do projeto, Apresentação Final/Defesa. Às outras quatro PAP’s serão atribuídos os prémios de abordo com as seguintes categorias – Prémio Criatividade/Inovação, Prémio Sustentabilidade do Projeto, Prémio Apresentação, Prémio do Júri. Este ano haverá novamente o prémio do público, em que a votação será aberta a toda a audiência.

O júri nacional que selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso, será formado por 5 jurados, entre os quais o vencedor da Edição de 2022, entidades parceiras e organismos públicos.

O autor da melhor PAP seleccionada pelo Júri Nacional será premiado com o “Prémio Rumos Education” de 1000 Euros. Aos autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri é atribuído o prémio no valor de 500 Euros a cada categoria. Aos restantes participantes serão atribuídas menções honrosas.

Temos as presenças já confirmadas Dr. António Leite, Secretário de Estado da Educação; Dr. João Gonçalves, Diretor Geral da DGEstE; Drª Francisca Simões – Diretora do Departamento de Qualificação de Jovens da ANQEP; Drª Luísa Salgueiro Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e do Vereador Prof. António Correia Pintoque marcam presença na abertura desta 8º edição do Geração+

bottom of page