A contra-análise realizada pela Agência Portuguesa do Ambiente revelou parâmetros normais na atividade microbiológica na água da Praia de Matosinhos, três dias depois de ter sido desaconselhada a prática balnear.
Passados três dias do desaconselhamento à prática balnear, a Agência Portuguesa do Ambiente realizou novas análises que mostraram a regularidade dos parâmetros na atividade microbiológica na água.
A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou o levantamento, relembrando que acompanha e monitoriza em permanência a da água naquela zona balnear, tendo noção da sua importância para a população e para quem visita o concelho.
Segundo o comunicado “a autarquia desenvolveu e está a por em prática o Plano de Ação para a Melhoria da Qualidade das Águas da praia de Matosinhos e Internacional. Este plano, com diferentes timings e ações, visa em diferentes momentos (ações de curto, médio e longo prazo) a deteção, caracterização e resolução de anomalias que possam alterar a qualidade da água na zona balnear.”
A autarquia informou que já se encontra em curso o plano de Reabilitação e Valorização Ecológica da Ribeira da Riguinha e Carcavelos, que irá monitorizar as águas com uma tecnologia inovadora, que também serão detetados ligações indevidas feitas ao rio, já que atravessa várias zonas urbanas. Recorde-se que esta ribeira tem uma extensão de 5km e desagua na praia de Matosinhos.
A autarquia de Matosinhos tem ainda planeada a realização de campanhas de sensibilização e educação ambiental dirigida à população, nas escolas, nas empresas e em organizações da sociedade civil, bem como o estabelecimento de canais de comunicação eficazes de modo a ter um feedback constante com a população.
Comments