top of page

Lexus Longboard Classic: 11.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series em Leça da Palmeira

Duarte Barata, Raquel Bento e António Dantas foram os grandes vencedores desta 4.ª etapa do Circuito Nacional de Longboard.

 Créditos Tó Mané Photography
 Créditos Tó Mané Photography

Duarte Barata (Sub 18), Raquel Bento (Feminino) e António Dantas (Open), foram os grandes vencedores da 4.ª etapa do Circuito Nacional de Longboard, a Lexus Longboard Classic. A prova encerrou este domingo a 11.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series, num fim de semana marcado por excelentes condições de mar, muito público e um nível técnico de surf notável.

O primeiro dia de competição, no sábado, 11 de outubro, decorreu com um sol de verão e ondas perfeitas de meio metro, ideais para o estilo clássico do longboard, permitindo que o evento avançasse até à conclusão das meias-finais nas categorias Sub-18, Feminino e Open.

O segundo dia foi palco das três grandes finais, com os melhores longboarders nacionais a mostrarem todo o seu talento e domínio técnico. As melhores ondas do campeonato foram surfadas neste último dia, ambas avaliadas em 8 pontos – um hang ten de António Dantas e outro de Raquel Bento – num espetáculo de elegância e fluidez que entusiasmou o público presente.

Entre os destaques da prova, Isabella Neil (Sagres Radical Clube) foi a surpresa do evento, conquistando o título de vice-campeã desta prova e a segunda posição no ranking feminino.

Marcelo Martins, responsável pela organização da Porto&Matosinhos Wave Series, sublinha o sucesso de mais uma edição: “Encerramos com enorme satisfação mais uma edição do Porto&Matosinhos Wave Series, que ao longo de mais de uma década se tem afirmado como um dos eventos de surf mais completos e consistentes do país. O cartaz deste ano, com provas de várias modalidades e um nível de surf excecional, confirma o crescimento e a vitalidade do projeto e dos desportos de ondas. Agradecemos a todos os sponsors e, em especial, às autarquias do Porto e de Matosinhos, que continuam a acreditar e a tornar possível este evento que promove o surf, o desporto e o turismo na nossa região. Parabéns a todos os atletas pela qualidade e espírito demonstrados dentro e fora de água”.

Com a Lexus Longboard Classic, o Porto&Matosinhos Wave Series 2025 despede-se em grande, reafirmando o norte de Portugal como palco privilegiado para o surf nacional e internacional, e consolidando o evento como uma referência no panorama das competições de ondas em Portugal.

A Lexus Longboard Classic, a quarta etapa do Campeonato Nacional de Longboard, foi uma prova integrada no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2025, iniciativa que reúne anualmente um conjunto de competições de desportos de ondas, organizada pela Onda Pura Surf Center com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Nacional de Surfistas e da Associação Onda do Norte, assim como os apoios da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira e da Administração do Porto de Leixões (APDL). Esta competição nacional, em particular, contou com o patrocínio oficial da Lexus /Caetano Auto, assim como dos sponsors Crédito Agrícola, Ramirez, Gold Energy, Ericeira Surf Skate, Solinca, Vitalis, Super Bock, Presto Pizza, MEO e Hospital de Santa Maria – Porto, assim como os media partners SurfTotal, Beachcam e Onfiresurfmag.com.

Resultados Finais – Lexus Longboard Classic

Sub-18

1.º Duarte Barata (Surfing Club de Portugal) – 6,25 pts

2.º António Ramos (Clube Surf do Porto) – 2,80 pts

3.º Kika California (Surf Clube de Viana) – 2,55 pts

Feminino

1.º Raquel Bento (NOCAS) – 14,50 pts

2.º Isabella Neil (Sagres Radical Clube) – 14,00 pts

3.º Carolina Mendes (Estoril Praia) – 7,60 pts

4.º Inês Martins (Clube de Surf de Faro) – 5,05 pts

Open

1.º António Dantas (Surfing Club de Portugal) – 14,70 pts

2.º Frederico Carrilho (NOCAS) – 13,30 pts

3.º Francisco Freitas (Peniche Surfing Clube) – 11,55 pts

4.º Andrea Sonato (Sealand) – 9,15 pts

 

Comentários


bottom of page