Campanha reforça a força e o contágio dos sorrisos no Dia Internacional da Felicidade
“Numa viagem de comboio, em casa, no trabalho ou, até, na rua, os sorrisos são contagiantes e podem fazer a diferença na vida de alguém”. Esta é a principal mensagem que o Lionesa Business Hub (LBH) e o Happiness Camp pretendem transmitir na data em que se assinala o Dia Internacional da Felicidade, 20 de março, com uma campanha que inclui a produção de um vídeo inédito realizado em parceria com a CP – Comboios de Portugal, inspirado numa experiência social promovida pela Coca-Cola em 2015. O vídeo será partilhado, neste dia, nas redes sociais do LBH e da CP e, durante três meses, passará nos ecrãs do serviço de televisão interno do Alfa Pendular. “Partilha o teu sorriso, partilha felicidade” é o mote do filme que tem como pano de fundo um comboio urbano da CP a circular na Área Metropolitana do Porto. Por cada partilha do vídeo, 0,5 euros reverterão a favor da Associação Terra dos Sonhos.
“A ideia de nos unirmos à CP tem a ver com o facto de querermos partilhar esta mensagem de felicidade com os milhares de pessoas que diariamente, a caminho do trabalho, no regresso a casa, em férias… usam os comboios. O nosso desafio foi muito bem acolhido e celebramos, por isso, o Dia Internacional da Felicidade, a espalhar sorrisos pelo país!”, adianta António Pedro Pinto, mentor do Happiness Camp e diretor de marketing do LBH.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas no mundo poderá sofrer, no futuro, de um problema de saúde mental. Este tipo de doenças cresce a um ritmo alucinante, sobretudo no mundo corporativo, com a emergência de vários casos de depressão e burnout, pelo que “é cada vez mais premente estarmos atentos ao outro e espalharmos sorrisos, seja em que lugar for”, continua o responsável.
Com este gesto, o Lionesa Business Hub e o Happiness Camp acreditam que “será possível fazer a diferença na vida de alguém”. Os sorrisos, como é visível no vídeo, de aproximadamente 1 minuto são, imediatamente, replicados quando vemos ou ouvimos uma gargalhada próxima, pelo que, cada vez mais, é importante incentivar este comportamento.
“No Dia Internacional da Felicidade, queremos que as pessoas compreendam que a felicidade tem que ser trabalhada e que tudo começa com uma opção de sorrir para o outro, pelo impacto que tem em nós e pelo impacto que tem no próximo”, realçam os promotores, a propósito da campanha que pode ser contemplada nos ecrãs do Alfa Pendular da CP, durante os próximos três meses.
Atentos à necessidade de consciencializar e alertar cada vez mais a população para o risco da saúde mental, bem como para a importância das associações que procuram cuidar desta doença, o Lionesa Business Hub e o Happiness Camp vão doar 0,5 euros por cada partilha que seja feita do vídeo à Associação Terra dos Sonhos. O compromisso surge com o objetivo de contribuir ativamente para esta causa. Os promotores estimam ajudar a associação com um total de 5000 euros. Os promotores vão ainda desafiar várias entidades a associarem-se a esta causa, mediante uma doação própria para ajudar o projeto da Associação, a Oficina do Sonho.
Sob o mote “Partilha o teu sorriso, partilha felicidade”, a produção está alinhada com os objetivos traçados pelo Happiness Camp, a maior conferência dedicada à felicidade corporativa na Europa, e mostra que “se todos trabalharmos a nossa felicidade, os perigos alarmantes anunciados por entidades como Organização Mundial da Saúde serão combatidos”.
De referir que os dados mais recentes divulgados pela OMS mostram que a depressão afeta atualmente, mais de 264 milhões de pessoas, estando registada como uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Por sua vez, o burnout, recentemente reconhecido como um fenómeno ocupacional na Classificação Internacional de Doenças, afeta, igualmente, um número impactante de trabalhadores.
Sobre o Lionesa Business Hub
É o maior e mais dinâmico business hub da indústria 4.0 em Portugal. Um resort empresarial multicultural e empreendedor que acolhe mais de 120 empresas e atua como agente de inovação e aceleração das empresas e do talento humano à escala global. No Lionesa BH são criados espaços de trabalho customizados, onde o principal objetivo é a promoção de saúde e bem-estar entre a comunidade com mais de 7000 membros, fomentando a criatividade e, acima de tudo, priorizando a sustentabilidade. É feita a promoção de um ambiente de trabalho flexível, onde todos podem contar com inúmeros serviços, incluindo restaurantes, espaços de lazer, atividades de exercício físico e uma agenda cultural, artística e de eventos anual, fomentando a felicidade da comunidade e da região.
Empresas como Oracle, Farfetch, Vestas, Volkswagen, Cofco, Klockner Pentaplast, Generix e Hilti são algumas das marcas presentes. O novo Jardim com 5 Hectares, da autoria do Arquiteto Siza Vieira e do Arquiteto Paisagista Sidónio Pardal vai ligar o Lionesa BH ao Mosteiro de Leça do Balio, seguindo o rio Leça, que atravessa o parque, até ao oceano, através da nova ciclovia. Siza, com a reabilitação do Mosteiro de Leça e a construção do seu novo templo, acrescenta um novo sentido de património e uma nova missão cultural a uma nova Lionesa, atingindo 110.000 metros quadrados de escritórios, co-living, academia e retalho.
Sobre o Happiness Camp
O Happiness Camp é uma iniciativa da Happiness Camp Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover competências e técnicas práticas para a sustentabilidade humana. Trata-se da maior conferência de felicidade corporativa da Europa, atraindo, em 2023, mais de 6500 profissionais de 27 nacionalidades diferentes e contando com mais de 50 parceiros, entre os quais Farfetch, EY, Vestas, Credibom, Município do Porto e Município de Matosinhos. Tem como objetivo partilhar as melhores práticas em matéria de felicidade corporativa e construir culturas organizacionais mais fortes.
Sobre a CP:
Ligar pessoas e comunidades, de forma sustentada e alicerçada no modo ferroviário é a missão da CP – Comboios de Portugal. São mais de 167 anos de experiência a prestar um serviço de qualidade e com segurança ao cliente e a contribuir para a preservação do ambiente.
Com cerca de 173,3 milhões de passageiros transportados em 2023, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.
Enquanto entidade pública empresarial, que tem como único acionista o Estado Português, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Comments