top of page

Longa Vida inaugura comunidade de energia em Matosinhos com o Grupo Greenvolt

A Longa Vida – Lactalis Nestlé inaugurou ontem, dia 11 de outubro, em parceria com o Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Comunidades, a comunidade de energia localizada no seu Centro de Distribuição em Perafita, no concelho de Matosinhos



Com este passo, a empresa visa reduzir as emissões de CO2 e reforça, assim, o seu compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

No total, são 803 painéis solares fotovoltaicos colocados em três locais desta unidade abrangendo uma área total de 2 200 m2. Com a instalação destes painéis, a empresa passa a contar com uma capacidade instalada de 470 KWp e assegura uma produção anual de 653 MWh para autoconsumo, mas também para a comunidade residente no raio de até 4 Km, que poderá igualmente beneficiar desta energia limpa. Na prática, esta mudança representa uma redução de emissão de CO2 de cerca de 185 toneladas por ano, o equivalente a 7 600 árvores plantadas.

Nuno Tavares, Director Geral da Longa Vida Industrias Lácteas, destaca a importância da criação desta comunidade de energia: “a nossa presença em Perafita tem décadas e, desta forma, estamos certos que estreitaremos ainda mais os laços que nos unem à comunidade com a criação desta rede energética. Tirar partido da tecnologia e contribuir para um mundo mais sustentável é uma das prioridades da Longa Vida. A redução da pegada de carbono tem de ser uma preocupação de todas as organizações e dos seus colaboradores.”

Por seu turno, João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt congratula-se pela confiança da Longa Vida nesta parceria. “Este projeto que desenvolvemos para a Longa Vida demonstra, por um lado, que as empresas estão cada vez mais empenhadas em transitar com impacto financeiro positivo para soluções energéticas renováveis de geração distribuída e, por outro, reflete que confiam na Greenvolt para os ajudar a fazer essa transição, o que é evidentemente gratificante para nós.”

A inauguração da comunidade de energia foi oficializada ontem, de tarde, num evento realizado nas instalações da Longa Vida em Perafita e que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Recorde-se que a Longa Vida, empresa detentora de marcas como Longa Vida, Yoggi, Yaos, Yoco, Lindahls, Smarties, Nesquik, Kit Kat ou A Leiteira, assumiu o projeto de criação desta comunidade de energia como uma das suas prioridades em matéria de política de sustentabilidade. Entre outras iniciativas que desenvolve na área da sustentabilidade, destaca-se a incorporação de plástico reciclado no fabrico de produtos como garrafas de iogurtes – , o que, só em 2023, gerou uma poupança de cerca de 40 toneladas de plástico virgem – e o investimento em inovação e desenvolvimento, em particular em novas tecnologias, com o objetivo de desenvolver soluções mais sustentáveis que permitam substituir plástico virgem por plástico reciclado.

Comentários


bottom of page