top of page

Luís Simões vai transportar mais de 229 mil toneladas e gerir 353 mil pedidos entre a Black Friday e o Natal

Para gerir este pico de atividade, a empresa prevê aumentar as contratações em 15% em comparação com o ano passado. Trabalha em estreita colaboração com os clientes para sincronizar as operações habituais com as campanhas promocionais e garantir um serviço de qualidade.

ree

Este ano, a Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, volta a reforçar a sua capacidade operacional para enfrentar uma das alturas mais desafiantes para o setor: a Black Friday e o Natal. O grande aumento do consumo, aliado ao auge do e-commerce, à redução dos prazos de entrega e à tendência para encontrar soluções de envio ambientalmente responsáveis, constitui um grande desafio operacional. A Luís Simões enfrenta este desafio através do aumento da sua capacidade de resposta, e mantendo o seu compromisso com a sustentabilidade, graças à automatização e a uma infraestrutura sólida e completa.

Um grande aumento da procura

Para os operadores logísticos, a Black Friday e o Natal representam uma enorme oportunidade comercial, mas também implicam gerir um grande volume de envios e devoluções num período de tempo relativamente curto. Durante estes próximos dois meses, a Luís Simões prevê ultrapassar as 353 mil encomendas e as 229 mil toneladas transportadas, o que representa 15% do volume anual. Para além disso, no que diz respeito aos serviços de copacking, a altura do Natal, por si só, concentra 60% da atividade de todo o ano. O setor do Grande Consumo e Bebidas, com um aumento de 40% da atividade durante estas datas, vai registar o maior aumento da procura.

"Na Black Friday e no Natal esperamos preparar mais de 59.5 milhões de caixas, entre 15 e 20% do volume anual. Ser capaz de assumir esta variabilidade implica agilidade. Na Luís Simões temos mais de 75 anos de experiência e contamos com uma infraestrutura robusta que nos permite enfrentar de forma flexível e escalável qualquer mudança na procura," afirmou Luís Freitas, Diretor Geral de Logística da Luís Simões.

A inovação como alavanca da eficiência

Para poder aumentar o seu rendimento, a Luís Simões confia nas mais recentes tecnologias, e por isso conta com sistemas avançados que automatizam parte da cadeia logística. Graças a estas soluções, a empresa aumenta a agilidade, diminui os erros, acelera os fluxos de trabalho com maior precisão e reforça a rastreabilidade.

"É definitivamente graças a este nível de digitalização e automatização que podemos enfrentar muitos dos desafios que esta campanha promocional implica, como o cumprimento das expectativas dos clientes e dos destinatários, a gestão adequada da logística inversa e o aumento do volume das operações de copacking – onde, inclusivamente, poderemos encurtar os prazos de entrega,” explica Luís Freitas.

Compromisso com o cliente

Continuando na senda da inovação, graças à digitalização tanto a Luís Simões como os seus clientes podem saber em tempo real em que ponto se encontra cada operação, garantindo capacidade de resposta e permitindo antecipar-se às variações na procura.

Na mesma linha de comunicação contínua, a empresa trabalha em estreita colaboração com os clientes para sincronizar as operações regulares com as campanhas promocionais, o que permite ajustar os recursos para garantir um serviço sem falhas em todos os momentos.

A especialização como vantagem competitiva

A Luís Simões conta ainda com equipas altamente qualificadas e soluções específicas para diferentes áreas da cadeia de abastecimento – como por exemplo a logística promocional, operações de e-commerce e logística inversa. Esta especialização permite ao Grupo oferecer uma resposta flexível e eficiente a cada exigencia dos clientes, incluído em cenários de elevada procura e complexidade.

Para as empresas do setor, contar com um parceiro logístico especializado significa aceder a conhecimento especializado e processos otimizados, reforçados por uma infraestrutura avançada de transporte e armazenamento. Esta combinação garante agilidade, rastreabilidade e soluções sustentáveis para envios e devoluções, contribuído para uma experiência logística mais eficiente e responsável,” acrescenta ainda Luís Freitas.

O talento: o segredo da qualidade logística

Outro dos pilares da estratégia da Luís Simões para enfrentar a Black Friday e o Natal é o talento – o elemento fundamental para que todos os serviços logísticos e de transporte funcionem corretamente. A empresa conta com mais de 2.500 colaboradores treinados e especializados, e para dar resposta à maior procura durante este período, espera aumentar as contratações em 15% em relação a 2024. Estas contratações destinam-se especialmente a posições operacionais, como operadores de armazém e de copacking ou operadores de empilhadora.

Todas estas medidas vão permitir à Luís Simões continuar a corresponder às expectativas dos seus clientes, aportando flexibilidade às suas operações e capacidade de resposta para enfrentar os picos de atividade com sucesso.


Comentários


bottom of page