Mais um passo para o reforço do metro em Matosinhos. Oito novas estações em vista
- Notícias de Matosinhos

- 16 de out. de 2023
- 2 min de leitura
A Metro do Porto lançou, esta sexta-feira, um Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas

Em causa estão os traçados Gondomar II (Dragão - Souto), ISMAI - Muro - Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar). Reivindicações antigas, com vista à melhoria da mobilidade na Área Metropolitana do Porto (AMP).
Prevista no plano de expansão da Metro de 2008, a linha de São Mamede de Infesta não se materializou, tendo sempre permanecido o desejo da sua implementação, que agora conhecerá a luz do dia, apresentando uma extensão de 6,55 km, dividida por oito estações.
O novo traçado apresenta uma enorme importância ao fechar o anel de ligação com a linha amarela, através da ligação com o IPO, estando previstos pontos de paragem no ISCAP, S. Mamede de Infesta Pedra Verde, Elaine Sanceau, Xanana Gusmão, S. Gens, Senhora da Hora II, que será dotada de uma estação intermodal subterrânea, entroncando, posteriormente, na linha azul na Estação do Mar.
A nova via ligará, assim, Matosinhos ao pólo universitário da Asprela, contribuindo para uma densificação e uma maior conectividade entre os diversos pontos do metro do Porto, oferecendo, por exemplo, a quem vem de Norte, a possibilidade de ir até ao Hospital de São João ou uma das faculdades da envolvente sem ter de passar pela Trindade.
Esta evidência representa um ganho temporal considerável, criando uma mini-rede a norte do Porto, que servirá o concelho de Matosinhos de uma forma mais eficaz.
O projeto da segunda fase de expansão do metro já concebia a linha de São Mamede, que acabou por não avançar. O traçado pensado em 2008 preconizava a via com uma extensão total de 7,9 km, representando um investimento de 281,7 milhões de euros, ligando as estações da FEUP, Linha de Leixões, ISCAP, São Mamede de Infesta, F. Moura, X. Gusmão, S. Apolónia, Bruxelas, F. Cuco e V.Gama.
Atualmente a empresa de mobilidade da Invicta conta com seis linhas em operação, estando em construção uma extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia), a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), uma linha de metrobus entre Casa da Música e Praça do Império (aguarda-se lançamento da extensão à Anémona), e o arranque das obras da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, está previsto para o final deste ano.





Comentários