Matosinhos acolhe pela primeira vez regata internacional da The Ocean Race Europe
- Notícias de Matosinhos

- 14 de ago.
- 4 min de leitura
Nos dias 19 e 20 de agosto, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é o palco da celebração dos oceanos com o acolhimento do Fly-By da The Ocean Race Europe e participar em atividades para toda a família, com entrada gratuita.

No dia 20 de agosto, a região norte, e o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em particular, acolhe, pela primeira vez, a regata internacional da The Ocean Race Europe.
Matosinhos, pela sua incontornável ligação ao mar, à inovação e à promoção da sustentabilidade, é a cidade eleita pela organização de uma das mais icónicas provas de vela de todo o mundo para um Fly-By: uma paragem que representa metade dos pontos da etapa que se inicia em Portsmouth (Reino Unido) e que terminará em Cartagena (Espanha). A iniciativa conta com a promoção local do Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, Câmara Municipal de Matosinhos, APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e o CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
A disputar a prova estão sete equipas mistas, de 13 nacionalidades, com os mais reputados velejadores do mundo. Destaque para a presença da portuguesa Mariana Lobato na equipa francesa Paprec Arkéa, liderada pelo skipper Yoann Richomme. A velejadora portuguesa, que, juntamente com Rita Gonçalves e Diana Neves, representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, venceu a primeira edição da The Ocean Race Europe, em 2021, na altura a representar a equipa portuguesa da Mirpuri Foundation Racing Team, na classe VO65.
A The Ocean Race Europe é uma oportunidade única para ver em ação os emblemáticos barcos IMOCA. Com 20,12 metros de comprimento, os seus foils retráteis elevam parcialmente o casco, reduzindo o atrito e aumentando a velocidade. Após a passagem pela meta da Fly-By em Matosinhos, as equipas têm no máximo três horas para retomar a etapa para a segunda fase do percurso até Espanha. Esta etapa é a única com dupla pontuação. Os amantes de vela e os curiosos podem acompanhar a prova através do link: https://www.theoceanrace.com/en/racing/tracker
Baptismos de vela, animação, cultura e gastronomia para toda a família
O Fly-By de Matosinhos não se cinge apenas à competição. A partir das 18h00 do dia 19 de agosto, o Terminal do Porto de Leixões vai transformar-se num evento de celebração dos oceanos, com atividades lúdicas e de sensibilização para toda a família.
Estão previstas três zonas temáticas: um Fun Park, com roda gigante, insufláveis e muitos outros divertimentos; uma Street Food, com propostas gastronómicas locais, que incluem provas de vinhos do Douro e Minho; e um Pavilhão da Ciência, com exposições e experiências, com curadoria do CIIMAR, focadas na necessidade de preservação dos oceanos. O recinto será animado por um DJ Set, sendo que o grande destaque do dia 19 é o espetáculo multimédia “Giants of the Ocean”, que promete transformar o edifício do Terminal de Cruzeiros num farol dedicado aos oceanos. Um espetáculo imperdível que será exibido em duas sessões, uma às 22h00 e outra às 23h00.
Já no dia 20, além das restantes atividades das áreas temáticas, é possível usufruir de baptismos de vela, entre as 10h00 e as 17h00. Já o Pavilhão da Ciência, entre as 11h00 e as 16h00, acolhe as Ocean Talks, em que especialistas e participantes da The Ocean Race Europe debatem questões fundamentais sobre a sustentabilidade dos oceanos e partilham as suas experiências sobre o caminho a seguir na preservação ambiental. Durante o dia, serão ainda promovidos vários jogos lúdicos e exibidos vários documentários sobre a vida nos oceanos, como é o caso de “There is no second”, em que são partilhados os bastidores da criação de uma equipa de vela profissional. No final do dia, está prevista uma sunset party, celebrando a passagem da The Ocean Race Europe por Matosinhos. Todas as atividades são de entrada gratuita.
A edição de 2025 da The Ocean Race Europe será realizada sob o lema “Connecting Europe”, dando continuidade ao sucesso da primeira edição em 2021. O percurso, com cerca de 4.500 milhas náuticas, começa no Mar do Norte, passa pelo Canal da Mancha, Atlântico, Mediterrâneo e Mar Báltico, e termina na Baía de Boka, Montenegro – a primeira vez em mais de 50 anos que uma etapa da The Ocean Race será disputada no Mar Adriático.
A largada aconteceu no passado dia 10 em Kiel, Alemanha, com uma primeira etapa de 850 milhas náuticas até Portsmouth, Inglaterra. A segunda etapa segue para Cartagena, Espanha, com cerca de 1.400 milhas náuticas, incluindo um ”fly-by” em Matosinhos. A terceira etapa (650 milhas náuticas) termina em Nice, França. Segue-se a quarta etapa (cerca de 600 milhas náuticas) até Génova, Itália. A última etapa, com aproximadamente 1.000 milhas náuticas, levará as equipas até à meta final na Baía de Boka, Montenegro. A primeira edição da The Ocean Race Europe realizou-se em 2021, entre Lorient (França) e Génova (Itália), com escalas em Cascais e Alicante.





Comentários