top of page

Matosinhos candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2025

Os membros do Comité de Avaliação das candidaturas estiveram em Matosinhos, de 4 a 6 de outubro, para visitar no terreno um conjunto de equipamentos desportivos e outros, e testemunhar quer o dinamismo do movimento associativo desportivo quer o envolvimento da comunidade - dos mais jovens aos mais idosos - neste projeto, através da realização de um conjunto de atividades desportivas para todas as idades em vários locais



A atribuição do título - Cidade Europeia do Desporto - é levada a cabo pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa). A candidatura de Matosinhos conta com o apoio da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal). A comitiva, liderada pelo presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, foi presenteada, no primeiro dia e na zona circundante ao edifício dos Paços do Concelho, com uma atividade de Rope Skipping, com a participação de 600 alunos dos agrupamentos de escolas de Matosinhos e Professor Óscar Lopes, seguindo-se a cerimónia oficial, já no Salão Nobre, de entrega do dossier de candidatura, e a Gala do Desporto no Centro de Desportos e Congressos (CDC). No dia 5 de outubro, feriado, o périplo percorreu a marginal de Matosinhos, onde decorreu uma edição especial do programa “Põe-te a Mexer” com a participação de pessoas de todas as idades, a piscina municipal da Senhora da Hora para assistir ao Meeting de Natação, prosseguindo, do Parque do Carriçal até ao campo de Streetbasket dos Físicos. Posteriormente, decorreram as visitas às empresas Northwall e Proracket Squash & Padel, e locais como a Piscina das Marés, a Marina de Leça, a Zona Desportiva de Leça, a Exponor, o Centro Hípico do Porto e Matosinhos e o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, para o jantar de gala.

Já no último dia, na junta de freguesia de Matosinhos, a comitiva presenciou um evento para séniores e outro para cegos, seguindo até à marginal, onde se realizaram aulas de surf adaptado e de surf para as crianças das escolas, e uma vez mais até ao CDC, para assistirem a várias mostras de várias modalidades, como o boccia ou o corfebol. A candidatura de Matosinhos pretende universalizar, ainda mais, a prática do desporto. Cerca de 30% da população residente do concelho (mais de 50.000 pessoas) pratica pelo menos uma atividade desportiva regular, seja formal e competitiva, seja informal e não competitiva, e em diversos ambientes como as escolas, piscinas e ginásios municipais, clubes e instituições desportivas, academias e ginásios privados, praias, passadiços, marginais, praças e jardins.

Matosinhos conta com 115 coletividades e mais de 10 mil atletas federados, em 40 modalidades.

Além do apoio à prática desportiva em todas as faixas etárias, incluindo o desporto adaptado e inclusivo, o município, nos últimos quatro anos (incluindo os da pandemia), organizou, apoiou e recebeu mais de 1.000 eventos desportivos, entre os quais mais de 700 atividades viradas para o desporto informal e para os cidadãos, na maioria gratuitas.

Em 2025, estão previstos cerca de mil eventos, com a participação estimada de cerca de 200 mil pessoas, em várias modalidades. O anúncio do vencedor está previsto até ao final do mês.

Fotografias: Matosinhos Sport / CMM

bottom of page