Matosinhos dá início ao Portugal Azul
- Notícias de Matosinhos

- 13 de fev.
- 1 min de leitura
A expedição. focada na preservação de ecossistemas marinhos, irá percorrer pontos da costa portuguesa, bem como das ilhas.

A expedição Portugal Azul terá início em Matosinhos, em março, percorrendo a costa continental e das ilhas, escalando em vários portos.
O projeto foi apresentado no CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, que é focado na sustentabilidade e preservação dos ecossistemas marinhos.
O percurso terá início no Porto de Leixões, passando depois pela ria de Aveiro, Figueira da Foz, Reserva Natural das Berlengas, rio Tejo, Açores, Madeira, Parque Natural do Sudeste Alentejano, terminando no Algarve, na ria Formosa, em junho.
A expedição irá registar o nível de contaminação dos ecossistemas marinhos costeiros, bem como sensibilizar as populações para a necessidade de prevenção e mitigação dos impactos ambientais, incluindo a realização de sessões públicas com escolas e outras entidades.
Os dados recolhidos serão posteriormente analisados, tendo em conta aspetos como a contaminação por plásticos e hidrocarbonetos, a percentagem de oxigénio na água, a perda de biodiversidade, os efeitos da sobre-exploração pesqueira, a subida do nível do mar, o aumento da temperatura do mar e o impacto do urbanismo e do turismo.
A expedição será liderada pelo explorador espanhol Nacho Dean, a primeira pessoa a ter dado a volta ao mundo a pé e a unir os cinco continentes a nado. O seu objetivo é documentar o estado dos ecossistemas portugueses e alertar para a importância de preservar o meio ambiente.
Carlos Mouta, vice-presidente da autarquia, realçou “O mar é o elemento mais marcante de Matosinhos. É, por isso, natural estarmos associados a este projeto”.





Comentários