top of page

Matosinhos designada Cidade Europeia de Desporto em 2025

Matosinhos será cidade Europeia de Desporto em 2025, anunciou hoje o município do distrito do Porto, que assinala que serão mais de 2.000 eventos com a participação esperada de 200 mil pessoas.



A designação é feita anualmente pela ACES Europe, uma associação sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica, que atribui todos os anos os reconhecimentos de Capital Mundial, Capital Europeia, Região, Cidade, Ilha, Comunidade e Cidade do Desporto.



A entidade justificou a escolha de Matosinhos por tratar-se de "um exemplo notável na promoção do desporto para todos, como um meio para atingir um modo de vida saudável, integração social e valores como a educação e o respeito", fatores que consideram ser os pilares desta candidatura", lê-se no comunicado da autarquia.

Segundo a autarquia liderada pela socialista Luísa Salgueiro, o programa e os investimentos para a Cidade Europeia de Desporto 2025 "já estão em marcha", assinalando que "serão mais de 2.000 eventos com a participação esperada de 200 mil pessoas".


"Os responsáveis salientam ainda que Matosinhos se apresentou com 'políticas desportivas exemplares, uma rede robusta de equipamentos desportivos, programas bem estruturados e um leque variado de atividades e modalidades desportivas", prossegue a nota de imprensa.

Citada pelo comunicado, Luísa Salgueiro vinca que "mais do que ganhar esta candidatura", o que os "deixa obviamente muito orgulhosos e satisfeitos, o que mais motiva é o reconhecimento de todo o investimento que Matosinhos tem feito no desporto".

"O que verdadeiramente nos move é a promoção do desporto para todos, independentemente da faixa etária, da condição económica ou do género, o que procuramos com as nossas políticas é que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades na prática desportiva, pois acreditamos que essa é uma forma de promover o bem-estar e a saúde dos matosinhenses", acrescenta.

Matosinhos sucederá, em Portugal, a Viseu que será em 2024 a cidade escolhida depois de no corrente ano Viana do Castelo ser a localidade com esse batismo.



bottom of page