top of page

Matosinhos dá mais um passo na redução das listas de espera

Demos mais um passo na redução da lista de espera para as cirurgias convencionais da obesidade”



A equipa da Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade, do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, estava feliz por poder avançar com este tipo de intervenção em regime de Cirurgia de Ambulatório uma vez que “será possível dar uma maior resposta aos nossos utentes”, congratulou-se Gil Faria, o cirurgião responsável pela unidade.

“Iniciámos no Hospital Pedro Hispano, em regime de Ambulatório, as cirurgias de Bypass Gástrico que habitualmente são feitas em bloco central”, anunciou Gil Faria. Esta mudança, “nos casos em que não prevemos complicações”, vai possibilitar um aumento do número de cirurgias realizadas e, consequentemente, reduzir a lista de espera que ainda é grande”.

Para o cirurgião “é preciso aproveitar tudo e aqui estamos a aproveitar os recursos da Cirurgia de Ambulatório que nos permitem realizar as cirurgias em segurança, temos as condições para o doente poder ficar cá e no dia seguinte poder ir para casa”. Reduz-se assim “o número de dias de internamento e as eventuais complicações que daí podem resultar”.



Cirurgias de Bypass Gástrico

A primeira doente a ser operada na Cirurgia de Ambulatório, tem 35 anos, com o peso de 138 kg para 1,78 m de altura. “Já estava inscrita para cirurgia há 4 anos…”, lamenta. Obesa desde a infância, disse-nos que o nascimento da filha a fez mudar de ideias e resolveu pedir ajuda. “Quando a minha filha nasceu decidi que tinha de mudar para a ver crescer bem. Assim, com este peso sinto muita dificuldade em realizar muitas tarefas e por isso decidi tomar uma atitude”. Acredita mesmo que a sua vida “vai melhorar bastante” e sente que “este é um renascer”.

“Assim o pretendemos sobretudo porque falamos de um ganho substancial em qualidade de vida”, salienta Gil Faria.

bottom of page