top of page

Matosinhos e a AMP no Controle de Gaivotas

A Área Metropolitana do Porto (AMP) anunciou que nos próximos meses será lançado um concurso para implementar o plano de controlo de gaivotas em áreas costeiras.



A revelação foi feita durante a Assembleia Municipal do Porto na última segunda-feira pela primeira secretária da Comissão Executiva da AMP.

O lançamento do concurso, programado para breve, visa abordar a questão das gaivotas durante o período de nidificação, que ocorre em julho. A primeira secretária esclareceu que os atrasos no projeto, iniciado em 2020 e que se encontrava "em fase de fecho", foram motivados pela pandemia da COVID-19 e pela saída de alguns técnicos.

Em 2021 e 2022, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim participaram no projeto, sendo novamente os municípios envolvidos. O plano de ação estabelece que cada município desenvolva um programa de controlo de nidificação das gaivotas-de-patas-amarelas, a ser implementado durante a época de reprodução, entre abril e junho.

Este anúncio representa um passo significativo na gestão sustentável da presença de gaivotas, enfrentando desafios decorrentes da interrupção causada pela pandemia e realinhando o compromisso dos municípios envolvidos.

Commentaires


bottom of page