top of page

Matosinhos reabilita 20 casas municipais devolutas

O Município de Matosinhos vai investir cerca de 312 mil euros na reabilitação de 20 casas devolutas que pertencem ao seu parque habitacional. O objetivo é, durante este ano, reabilitar 100 fogos que estão abandonados



O investimento estará a cargo da empresa municipal MatosinhosHabit e insere-se no Acordo Quadro para a Reabilitação de Fogos Devolutos no Parque Habitacional do Município de Matosinhos.

As habitações são T1, T2 e T3 e, após a renovação, serão "disponibilizadas para atribuição a famílias em situação de fragilidade económico-financeira, que se encontram na lista de espera do programa de pedidos de habitação social da MatosinhosHabit". "A obra terá um prazo médio de execução de 45 dias, após a consignação das empreitadas", contabiliza a empresa municipal, em comunicado.

"O objetivo é reabilitar 100 habitações devolutas ao longo de 2023 e assim, reduzir drasticamente o número de fogos por ocupar. Este objetivo só será alcançável com uma rigorosa gestão social e habitacional, que tenha em devida consideração a adequação das tipologias das habitações às necessidades reais dos agregados familiares, associada a uma fiscalização sistemática de situações de ocupação ilegal", sublinha Manuela Álvares, presidente do Concelho de Administração da MatosinhosHabit, citada no comunicado.

"Para além da reabilitação habitacional, a MatosinhosHabit e a Câmara Municipal de Matosinhos estão a trabalhar num plano de investimentos de cerca de 85 milhões de euros para a construção de aproximadamente 500 habitações sociais, até 2026", conclui o documento.

bottom of page