top of page

Matosinhos vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2025

Em 2025, Matosinhos será Cidade Europeia do Desporto. A candidatura de Matosinhos foi selecionada pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES- Europa)



A atribuição do título representa o culminar de um trabalho realizado nos últimos dois anos e que envolveu toda a comunidade- dos mais jovens aos mais idosos- e o movimento associativo desportivo.

Matosinhos conta com 115 coletividades e mais de 10 mil atletas federados, em 45 modalidades.

Além do apoio à prática desportiva em todas as faixas etárias, incluindo o desporto adaptado e inclusivo, o município, nos últimos quatro anos (incluindo os da pandemia), organizou, apoiou e recebeu mais de 1.000 eventos desportivos, entre os quais mais de 700 atividades viradas para o desporto informal e para os cidadãos, na maioria gratuitas.

Cerca de 30% da população residente do concelho (mais de 50.000 pessoas) pratica pelo menos uma atividade desportiva regular, seja formal e competitiva, seja informal e não competitiva, e em diversos ambientes como as escolas, piscinas e ginásios municipais, clubes e instituições desportivas, academias e ginásios privados, praias, passadiços, marginais, praças e jardins.

O município de Matosinhos pretende, como tal, universalizar, ainda mais, a prática do desporto.

Até 2025, serão investidos 11,5 milhões de euros na requalificação de equipamentos desportivos, na formação de atletas, no desporto informal, no desporto escolar, no desporto adaptado, na inclusão social e desportiva das comunidades desfavorecidas, no fomento da prática desportiva feminina e da igualdade de género, na promoção da saúde mental através do desporto, entre projetos a implementar.

Em 2025, estão previstos cerca de mil eventos desportivos.

Comments


bottom of page