MatosinhosHabit cria gestor de entrada para “administrar” edificado

Programa inovador visa criar a figura do gestor, através do envolvimento dos moradores, sendo encarado como um modelo alternativo para gerir os espaços comuns nos conjuntos habitacionais da autarquia.



Com o objetivo de promover e complementar a sua ação com projetos de intervenção local para potenciar a inclusão, bem-estar e qualidade de vida dos moradores, a MatosinhosHabit lança o programa “Gestor de Entrada dos conjuntos habitacionais do município de Matosinhos”. De acordo com Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit “o projeto Gestor de Entrada tem como objetivos fomentar a participação dos moradores, a sua responsabilização e implicação na gestão e preservação dos espaços comuns, assim como, promover a apropriação positiva do edificado e espaços públicos, com vista a impulsionar a inclusão social, a capacitação, o empoderamento e autonomia, a harmonização de relações de vizinhança, o sentimento de identidade, a pertença e valorização cultural”, explica.

A figura do “Gestor de Entrada” parte do conceito de gestão de proximidade, sendo encarado como um elemento inovador no estabelecimento de novas formas de comunicação entre a MatosinhosHabit e os moradores dos vários Conjuntos Habitacionais. A iniciativa apresenta-se como um modelo alternativo de gestão dos espaços comuns que estimula a inclusão dos moradores no espaço onde vivem, e ao mesmo tempo incentiva a convivência e o reforço dos laços de vizinhança.

Imbuído por um espírito de cidadania e empreendorismo social, o programa da MatosinhosHabit poderá auxiliar ainda na mudança de rotinas e na adoção de medidas de eficiência energética, higiene e segurança, elementares para a vida em comunidade.