top of page

Morreu o famoso Senhor Batatinha das praias do Porto e Matosinhos

José Alves Leocádio percorreu os areais do Porto e de Matosinhos durante mais de 70 anos, a apregoar batata frita à inglesa. Ficou conhecido como “Batatinha”. Tinha 82 anos.



Matosinhos está de luto pela perda de José Alves, carinhosamente conhecido como "Senhor Batatinha", cujo funeral está marcado para sexta-feira, às 10 horas, na Igreja Matriz de Guifões.

José Alves, nascido em Santiago de Figueiró, Amarante, e residente no Porto desde os oito anos, deixou um legado marcante como empreendedor desde tenra idade. Aos 12 anos, já demonstrava seu espírito empreendedor ao vender caramelos pelas ruas. Mais tarde, junto com a sua esposa, iniciou uma jornada como vendedor ambulante de batatas fritas nas praias do Porto e Matosinhos.

Vestido de branco, com uma boina característica e um saco de papel recheado com as suas deliciosas batatas fritas, José Alves era uma presença inconfundível. O seu anúncio de chegada era marcado pelo som da buzina que ecoava pelas praias, cativando a atenção de locais e veraneantes ao longo dos anos.

Mesmo nos meses mais frios, quando o negócio desacelerava nas praias, José Alves não desistia. Ele diversificava a sua oferta e vendia castanhas assadas na Rotunda da Anémona, em Matosinhos. A sua dedicação e carisma renderam-lhe um lugar especial nos corações da comunidade local.

O funeral será uma oportunidade para familiares e amigos prestarem as suas últimas homenagens a este empreendedor notável. A cerimônia será realizada na sexta-feira, às 10 horas, na Igreja Matriz de Guifões.


Kommentare


bottom of page