top of page

Novos preços para os parques de estacionamento no centro do Porto

O novo tarifário para os parques de estacionamento foi aprovado em reunião do executivo desta segunda-feira, 19 de dezembro, e procura uniformizar o preçário em todos os equipamentos municipais, numa altura em que alguns parques de estacionamento passam para a gestão da STCP – Serviços (Praça de Lisboa e Palácio da Justiça)



Assim, os três parques de estacionamento geridos pela empresa municipal Ágora – Silo Auto, Poveiros e Palácio de Cristal – terão novos preços a partir do início de 2023. O regime de avenças para residentes passa a ter um custo mensal de 40 euros, registando-se, neste caso, um acréscimo de 10 euros ao preço praticado em 2022.

Quanto às avenças mensais, o valor de 80 euros para público geral mantém-se inalterado nos parques do Silo Auto e Poveiros. No Palácio de Cristal o valor será atualizado de acordo com a tabela de preços praticados nos restantes parques.

O valor do estacionamento em rotação de 1 euro na primeira hora e 1,20 euros nas seguintes passa a ser uniforme ao longo de 24 horas, sendo o valor tabelado de 1,20 euros.

Os cartões pré-pagos sofrem também alterações logo no primeiro dia do ano: o de 48 horas, com o valor de 35 euros, e o de 72 horas, com um preço de 50 euros. No Parque do Silo Auto, o cartão pré-pago de 24 horas deixa de estar disponível, passando a existir apenas as referidas modalidades de cartões pré-pagos.

No que diz respeito aos comerciantes, as avenças nos parques dos Poveiros e do Palácio de Cristal passam a custar 65 euros.

Esta atualização de preços e modalidades, que será aplicada de forma transversal aos três parques sob gestão da Ágora, terá efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2023. Uma revisão que não era feita há quatro anos e que acontece devido à recente subida generalizada dos preços de bens e serviços.

Após um período longo de manutenção dos preçários nos parques de estacionamento municipais, estas alterações vêm equilibrar a oferta e a procura para o estacionamento de rotação, beneficiando, em todos os casos, as avenças de moradores e comerciantes, que continuam a ter nestes equipamentos soluções de estacionamento permanente a preços muito acessíveis.

A alteração ao tarifário abrange também os restantes parques de estacionamento municipais.

bottom of page