top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Conheça as sugestões para aproveitar da melhor forma, o seu fim de semana, em Matosinhos



Campanha Março: Piscinas e MS Fit

Aproveite a campanha de oferta da inscrição e seguro!

Faça parte do universo Matosinhos Sport: 7 piscinas municipais cobertas (Custóias, Guifões, Leça do Balio, Matosinhos, Perafita, São Mamede de Infesta e Senhora da Hora) e os ginásios MS Fit localizados no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e nas piscinas de Custóias, Guifões e Perafita.

Quando: até 31 de março

Onde: Piscinas e MS Fit


"O Cheiro dos Velhos" - Salvé a Língua de Camões

O Ciclo “Salvé a Língua de Camões” tem como objetivo a defesa e difusão da língua portuguesa, através de leituras dramatizadas de autores emergentes e consagrados da literatura lusófona.

“Na obra dramatúrgica O Cheiro dos Velhos, a ação decorre do conflito entre a realidade e a ficção, entre a verdade e a mentira, entre o odor da covardia e o cheiro dos velhos, uma metáfora sobre o cheiro mofo do velho e caduco Estado burocrático, encarnada por Osvaldo Pio – por sinal, nada piedoso – funcionário público, e A Velha, utente para a qual não se tem respeito nenhum, já que sem nome e sem identidade.”

Manuel Brito-Semedo

Numa era orientada para a teatralidade, onde o jogo de fantasias mediáticas e as cores histriónicas com que se enfeitam banalidades quotidianas embaçam as fronteiras entre “verdade” e “mentira”, estará a razão de um dos lados, no meio ou em lugar nenhum?

Informações e reservas: casadobosque@cm-matosinhos.pt / 229392410

Entrada: €1,00

Quando: 31 de março, às 21h30

Onde: Museu Quinta de Santiago


Festa do Chocolate - Feira

Amante de chocolate? Então esta mensagem é para si! A Festa do Chocolate está de regresso a Matosinhos.

São mais de 25 expositores! Dos bombons às bombocas, das tabletes aos brigadeiros, sem esquecer o chocolate quente que tão bem sabe nos dias mais frios, há doces para todos os gostos.

A Festa do Chocolate tem lugar numa grande tenda climatizada localizada em frente à PSP de Matosinhos, junto à Câmara Municipal, garantindo assim todas as condições necessárias para que visitantes e expositores tenham a melhor experiência possível.

Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a ANDARTE – Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato, o evento promete muita animação através de workshops e showcookings.

Quando: de 31 de março a 16 de abril

Horário: De segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00

Sexta-feira das 12h00 às 24h00

Sábado das 11h00 às 24h00

Domingo das 11h00 às 23h00

Onde: Frente PSP Matosinhos


"Hora do Conto" - Oficina

Vem comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil com o CMIA de Matosinhos!

Para o dia 31 de março, iremos organizar 6 sessões da oficina "Hora do Conto".

Com esta oficina pretende-se despertar nas crianças o gosto pela leitura, desenvolver o imaginário, a linguagem e a criatividade e promover o conhecimento pelo mar e sua biodiversidade.

Atividade gratuita com inscrição obrigatória para cmia@cm-matosinhos.pt

Quando: 31 de março

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


Dia Internacional do Livro Infantil

Encontro com a escritora de literatura infantil Rita Rocha e apresentação do livro "Luzia e o gato Roni" ilustrado por Maria Giraldes.

Atividade gratuita com inscrição obrigatória para bmfe@cm-matosinhos.pt

Quando: 31 de março e 01 de abril

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


Dia Nacional do Doente com AVC

Contamos consigo para combater o Acidente Vascular Cerebral!

No próximo dia 31 de março a equipa da Unidade de AVC (Departamento de Medicina do Hospital Pedro Hispano) assinala no Mercado Municipal de Matosinhos o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Um dia aberto à comunidade, dedicado à sensibilização de todos para a importância da prevenção, do tratamento e da reabilitação daquela que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal.

No âmbito desta iniciativa serão realizados diversos rastreios relacionados com a avaliação de risco vascular, a par da transmissão dos cuidados essenciais para a prevenção da ocorrência do AVC, bem como da necessidade de saber agir e de pedir ajuda, alertando para a importância da deteção precoce dos sinais e sintomas para uma atempada intervenção médica.

Oportunidade ainda para alguns conselhos e recomendações sobre estilos de vida saudáveis, com especial destaque para a alimentação com a realização de um showcooking no qual o Chef Hélio Loureiro partilhará alguns segredos acerca da cozinha saudável.

A tarde será dedicada aos doentes com AVC e famílias, com atividades em que serão abordadas um conjunto de boas práticas associadas à reabilitação, essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida.

Esta iniciativa conta com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

PROGRAMA:

  • 08h30 | Avaliação de risco vascular (rastreios: hipertensão, glicemia, arritmia)

  • 12h00 | Workshop de cozinha saudável com Chef Hélio Loureiro

  • 14h00 | E depois do AVC? I Atividades para os doentes com AVC e suas famílias - alimentação, adesão à terapêutica, exercício, sexualidade

Quando: 31 de março

Onde: Mercado de Matosinhos


Caminhada Verde - Caminhada

No dia 1 de abril a “Caminhada Verde” está de regresso! Uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos com a finalidade de estreitar os laços entre a população do Município e as árvores: estes seres milenares.

A 2ª “Caminhada Verde” tem o percurso da Praça das Sete Bicas até ao Parque do Carriçal, na Senhora da Hora e o ponto de encontro será na Igreja das Sete Bicas.

Não perca esta oportunidade. Contamos com a sua participação!

Esta iniciativa contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente ODS 3, 13 e 15.

Quando: 1 de abril

Horário: 09h30 às 12h00

Público-Alvo: Público em geral

Onde: Igreja das Sete Bicas (ponto de encontro) + Parque do Carriçal

Inscrições: Obrigatórias a partir do dia 27 de março, através do seguinte link: https://forms.gle/7u7zUBstqBU2qcXd9


Concerto Sons da Natureza - Concerto

A Câmara Municipal de Matosinhos promove, no próximo sábado, dia 1 de abril, o Concerto Sons da Natureza pela Orquestra Prescrição Musical.

Dirigido às direções e profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, o concerto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), pretende criar um momento de bem-estar junto dos profissionais das entidades parceiras da rede social que intervêm no âmbito social e da saúde.

O espetáculo, de entrada livre, irá realizar-se no Auditório do Salão Paroquial de Leça da Palmeira, pelas 18h00, e será dirigido pelo maestro João Pedro Fernandes.

A Orquestra Prescrição Musical, criada durante a pandemia, une a música e a medicina. É composta por profissionais de saúde de diferentes carreiras com o objetivo de proporcionar bem-estar a quem ouve e a quem toca.

Quando: 1 de abril às 18h00

Onde: Auditório do Salão Paroquial de Leça da Palmeira


27º Aniversário Museu Quinta de Santiago - Comemorações

Programa:

• 10h00 - 17h00 • Uma Flor-de-Stencil - Atividade de frequência livre, para público geral

• 10h00 • Uma Flor no Jardim - Construção gigante com famílias, sob inscrição

• 16h00 • Uma conversa em torno do retrato em António Carneiro - Prof.ª Doutora Laura Castro

• 16h30 • Uma visita animada - Para famílias, sob inscrição

• 17h30 • O momento dos Parabéns!

Informações e reservas: casadobosque@cm-matosinhos.pt / 229392410

Entrada: Gratuita

Quando: 2 de abril, das 10h00 às 18h00

Onde: Museu Quinta de Santiago


"Casa das Partidas" Orquestra de Famílias - Música

A Orquestra de Famílias apresenta "Casa de Partidas" ao vivo, dia 2 de Abril, às 16h00, no CARA – Orquestra Jazz de Matosinhos, na Real Vinícola. Uma espécie de ensaio aberto onde se procura responder à pergunta: o que é preciso para construir uma casa? Entre partidas e brincadeiras, carrosséis e fitas que nos remetem para um circo, procuram-se algumas pistas embaladas por canções de todos os tempos.

Do repertório vão fazer parte “A Casa” de Vinícius de Morais, “A Minha Casinha” de António Melo (música) e João Silva Tavares (letra), “With a Little Help from My Friends” de Lennon-McCartney, “Dinky Toys” de António Pinho Vargas, “Canção do Miradouro” de Jorge Prendas, e as tradicionais “House of the Rising Sun” e “Ain't Gonna Let Nobody Turn Me 'Round”.

Orientada por Sara Vilar, Ana Conceição e Beatriz Rôla, a Orquestra de Famílias é um projeto do programa educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos, criado em 2018, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.

Inclusiva e multidisciplinar, com sessões quinzenais e de acesso gratuito, esta é uma orquestra informal de pais e filhos, tios e avós, que aprofunda os laços familiares através do desenvolvimento de capacidades criativas musicais e das artes, em grupo e individualmente.

A Orquestra de Família já se apresentou ao vivo no Teatro Rivoli, no Mercado Municipal de Matosinhos e na Real Vinícola.

Entrada: Entrada Livre

Quando: 2 de abril, às 18h

Onde: Real Vinícola


Pequena CircOOnferência - Conferência

Pequena CircOOnferência é uma conferência sobre o circo! Dedicada ao pequeno público, a performance flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de Circo. Inspirados nos diferentes registos bibliográficos, fomentamos a vontade de ficcionar uma história, a partir dos factos da sua própria história! O percurso não é linear, e a ideia é agitar, fazer refletir, formar massa crítica. Antípoda por natureza, poético, rebelde e sonhador, o imaginário circense faz parte da memória coletiva do público em geral. CircOOnferência é um ato de liberdade na reconstrução da História do Circo, escrito e interpretado com elementos de humor, risco e poesia, e transversal a todas as gerações! Bilhetes à venda: aqui

Quando: 1 e 2 de abril, às 15h30

Onde: Teatro Municipal Constantino Nery


A luta dos pescadores de Matosinhos durante o fascismo - Exposição Documental

Trata-se de uma exposição documental, com uma organização partilhada entre a Autarquia de Matosinhos e a Direção da Organização Regional do Porto do Partido Comunista Português, procurando dar a conhecer e homenagear gerações de pescadores que, em Matosinhos, lutaram pelos seus direitos e por melhores condições de vida, enquanto enfrentavam a repressão da ditadura fascista que assombrou o País durante quase meio século.

É dado particular destaque à greve de 71 dias, entre 10 de Abril e 20 de Junho de 1959, da qual os pescadores saíram vitoriosos, evidenciando-se também várias outras jornadas de luta levadas a cabo pela classe, até à revolução de 25 de Abril de 1974.

Quando: 01 de abril até 14 de maio

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca


[Do Arquivo] Matosinhos Não Construído – Exposição

É a primeira mostra integralmente produzida pela Casa da Arquitectura e dedicada aos acervos que se encontram ao cuidado do Arquivo.

Esta exposição tem como tema projetos que foram parcialmente construídos, construídos e demolidos ou nunca construídos de nomes como Eduardo Souto de Moura, Fernanda Seixas, Francisco Melo, Jorge Gigante, José Almeida, José Gigante, Manuel Correia Fernandes, Pedro Mendo, Pedro Ramalho, Teresa Fonseca.

Quando: até abril, no horário da bilheteira

Onde: Casa da Arquitectura


Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas

A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h.

Quando: domingos, pelas 11h00

Onde: Casa da Arquitectura


"Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição

Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.

Quando: até 27 de agosto de 2023

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


JOÃO CARLOS - Exposição

A exposição retrospetiva “João Carlos” foi a última exposição de 2022 a inaugurar na Casa do Design, em Matosinhos.

Dedicada a João Carlos Celestino Gomes, cuja atividade de ilustrador e designer se desenvolveu desde os anos vinte até à sua morte, em 1961, a exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 111 peças que abrangem impressões em painéis e vitrines, livros, revistas e folhetos.

Quando: até 9 de abril

Horário: segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 17h30; sábados, domingos e feriados, das 15h00 e as 18h00.

Onde: Casa do Design, Matosinhos


“Matosinhos, Lugar e Memória" – Exposição

A mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada em agosto de 2022, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos. Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente. Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.

Entrada: 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária)

Quando: até março 2023

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


“Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves

A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha. Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia.

Quando: até 23 de abril de 2023

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


“António Carneiro. O poeta com pincéis” – Exposição

No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com a inauguração da exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”.

A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, tem lugar em Matosinhos, no Museu Quinta de Santiago, ficando patente até 26 de fevereiro de 2023.

São cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h.

António Carneiro (1872-1930) nasceu em Amarante a 16 de setembro de 1872, celebrando-se este ano, 150 anos do nascimento deste grande artista plástico, considerado um dos maiores pintores portugueses, entre finais do século XIX e inícios do século XX.

Artista singular, de natureza sonhadora e melancólica, «pintor maior que o país», para além de paisagista, foi retratista, pintor de história, ilustrador e poeta.

Entrada: 1€ (sem terminal multibanco) – Entrada gratuita na inauguração e todos os domingos

Quando: até 30 de abril de 2023

Horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h. A partir de 1 de abril, o Museu abre com horário de verão e a exposição pode ser visitada de terça a domingo 10h às 13h e das 15h às 18h.

Onde: Museu da Quinta de Santiago


Contamos contigo! – Contar contos

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações: aqui

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

bottom of page