Open House Porto

Mais de 70 espaços das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia podem ser visitados nos dias 2 e 3 de julho

Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa nos dias 2 e 3 de julho com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto. Durante o fim de semana, mais de 70 espaços das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia voltam a abrir portas a todos os que queiram conhecê-los.

Sob o tema da “Casa”, o Open House Porto 2022 vai “(re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade” mas também lançar “um olhar mais atento a essas outras Casas comuns – umas mais do que outras – no interior das quais, hoje como ontem, a arquitetura e os arquitetos são decisivos”. Segundo as palavras dos curadores, se alguns desses espaços desta 7ª edição “são equipamentos e infraestruturas de usufruto coletivo […], “outros são de acesso mais restrito”, incluindo-se também “espaços bastante concorridos no dia-a-dia. Mas não para visitas especiais como as que ocorrerão neste fim de semana”.

A conferência de imprensa de apresentação do Open House Porto 22 decorreu hoje de manhã na Real Vinícola, em Matosinhos e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Tiago, do vereador da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, da Vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, do Diretor Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, e dos curadores Graça Correia e Joel Cleto.

Marcaram também presença o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, os vereadores Fernando Rocha, António Correia Pinto, Marta Pontes e Vasco Pinho, e ainda a administradora da Matosinhos Habit, Helena Vaz, e o Administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.

Nesta edição, voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores,na companhia de especialistas e voluntários. O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus, um conjunto de atividades abertas destinadas a todos os públicos. Todas as visitas e atividades são de participação gratuita.

Organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto conta com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

+ info https://2022.openhouseporto.com/