top of page

Orçamento Participativo de Matosinhos está de regresso

O montante do Orçamento Participativo de Matosinhos para 2025 é de 200 mil euros, distribuído equitativamente pelas quatro Uniões de Freguesia, com um limite de 50 mil euros por projeto.

 


O 2º Orçamento Participativo de Matosinhos (OPM) está de regresso, com a recolha de propostas a ocorrer nos Conselhos de Cidadãos, de 10 a 13 de março.

O OPM tem como objetivo dar voz às comunidades locais, promovendo a participação ativa dos cidadãos, permitindo que os munícipes decidam diretamente sobre o destino de parte do orçamento municipal, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do concelho.

Os munícipes podem apresentar propostas nos Conselhos de Cidadãos, nos seguintes dias: 10 de março no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora; 11 de março no Centro Cultural de Leça do Balio; 12 de março na Escola Básica n.º 2 de Perafita; 13 de março no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira. Todas as reuniões têm início às 21h00.

Os cidadãos com 15 ou mais anos podem participar, contribuindo com ideias inovadoras e viáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As propostas são depois analisadas pelos serviços municipais, estando depois sujeitas a votação na plataforma online. Os projetos mais votados serão implementados pela Câmara Municipal ou em parceria com outras entidades locais.

O montante total do Orçamento Participativo de Matosinhos para 2025 é de 200 mil euros, distribuído equitativamente pelas quatro Uniões de Freguesia, com um limite de 50 mil euros por projeto.

A edição de 2024 contou com 51 propostas submetidas.

Comments


bottom of page