top of page

Out of the Blue traz exposições e experiências gastronómicas a Matosinhos

Focada na sustentabilidade, na valorização dos recursos marinhos e na cultura atlântica, a programação inclui muitas novidades e nomes de relevo da gastronomia.


ree

 

Um ano, duas edições: depois de um evento especial, em julho, o Out of the Blue volta a Matosinhos nos dias 11, 12 e 13 de setembro para a segunda edição oficial. Focada na sustentabilidade, na valorização dos recursos marinhos e na cultura atlântica, a programação inclui muitas novidades e nomes de relevo da gastronomia.

Out of the Blue é uma experiência imersiva e inovadora, que junta chefs e especialistas para promover conexões que contribuem para posicionar Matosinhos, cidade anfitriã, como o lugar onde se imagina um futuro sustentável para a gastronomia atlântica.

Com uma programação recheada de exposições, experiências gastronómicas, conversas e sessões de cinema com sabor a mar, a missão mantém-se: celebrar a diversidade, a sazonalidade e o valor nutricional dos produtos do mar, debater o futuro e a gestão do Oceano e posicionar a nossa costa como destino privilegiado para o turismo gastronómico sustentável.

Entre as novidades, destacam-se duas exposições gratuitas. A primeira decorre na antiga Fábrica Vasco da Gama, em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição (APN), que pretende dar a conhecer os benefícios de comer pescado, com informações sobre os nutrientes que oferecem, os melhores períodos para o consumo e como fazê-lo de forma responsável e sustentável. Já no Mercado Municipal de Matosinhos, é inaugurada uma exposição fotográfica, com a curadoria do festival internacional Exodus Aveiro Fest, centrado em histórias humanas e ambientais com impacto positivo.

Nas habituais experiências gastronómicas, destaque para dois jantares exclusivos – o primeiro, no Bistrô by Vila Foz no Mercado Municipal de Matosinhos, onde o chef Arnaldo Azevedo convida o chef Francisco Quintas (Largo do Paço); e o segundo n’O Gaveto, ícone da restauração em Matosinhos. Regressa ainda o muito esperado almoço na Praia de Angeiras, organizado em conjunto com a Come o Porto, com os chefes Hugo Portela (Cibú), Rafaela Ferreira (Exuberante), Mirna Gomes (Soma) e João Magalhães (Pata Gorda). A agenda reserva, ainda, uma degustação informal com produtos locais orientada pelo chef Hugo Rocha e por António Cruz (Tó Peixe). Todas as experiências têm lugares muito limitados e devem ser reservadas antecipadamente.

Este ano, há também uma sessão de cinema documental, com a exibição de um episódio da série “Mar – A Última Fronteira” de Nuno Sá e do documentário “Cabo Verde – Um porto seguro para as aves marinhas” de Madalena Boto. A sessão acontece no Mercado Municipal de Matosinhos.

 

Comentários


bottom of page