Outono Cultural 2022

"Uma família nas ruas de Leça da Palmeira"

Apresentação do livro de José Maria Cameira



O segundo livro de José Maria Cameira "Uma Família nas ruas de Leça da Palmeira" será apresentado na próxima sexta-feira, 18 de novembro, pelas 21h30 no Clube de Leça.

“Uma Família nas ruas de Leça da Palmeira” deve a sua existência a uma palestra que ocorreu a 11 de novembro de 2016, no Clube de Leça, a qual teve como finalidade explicar as relações entre alguns nome das pessoas que figuram na toponímia de Leça da Palmeira.

No final da sessão, José Maria Cameira foi abordado pelo pintor e amigo leceiro, António Mendes, que o incentivou a publicar o texto num livro, com desenhos seus acerca das pessoas aqui retratadas.

José Maria Cameira apresenta agora, em Novembro de 2022 o resultado dessa “aventura”, pelas ruas de Leça da Palmeira.



Sobre o autor

José Maria Cameira, o mais novo de 12 irmãos, nasceu em 31 de Outubro de 1960, numa casa da Rua Direita, em Leça da Palmeira, tendo aí vivido 42 anos até casar em Outubro de 2022, passando a residir “emigrado” no Porto, mas tendo sempre Leça da Palmeira no seu pensamento e no seu coração.

É desde 1989, jornalista profissional, tendo escrito enquanto estudante na Escola Superior de Jornalismo, em meados da década de 1980, nos semanários “O Comércio de Leixões” e “Jornal de Notícias de Gaia” e trabalhado já profissionalmente nos jornais “O Liberal”, “Vida Económica”, “O Comércio do Porto”, “Jornal de Matosinhos” e “Matosinhos Hoje”. Regressou ao “Jornal de Matosinhos” onde é, ainda hoje, jornalista.


Após a publicação de “Marcelo Caetano e António de Spínola”, a Federação “Frustrada”, editado há alguns anos também pelo editor Jorge Castelo Branco este “Uma Família nas Ruas de Leça da Palmeira”, é o seu segundo livro.


#cultura #outonocultural2022