Porto de Leixões regista sucesso nas operações de turnaround do navio Mein Schiff 4
- Notícias de Matosinhos

- 21 de jul.
- 2 min de leitura
Registaram-se 10.327 embarques e 10.185 desembarques trânsito, num movimento global de 23.351 passageiros.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões voltou a afirmar-se como uma infraestrutura de excelência no setor do turismo de cruzeiros, ao acolher com elevado sucesso cinco operações consecutivas de turnaround do navio Mein Schiff 4, detido e operado pela prestigiada companhia de cruzeiros alemã TUI Cruises, entre 19 de junho e 17 de julho.
Estas operações, que envolveram o embarque e desembarque integral de passageiros, no total de cinco escalas realizadas em Leixões, registaram-se 10.327 embarques, 10.185 desembarques e 2.839 passageiros em trânsito, num movimento global de 23.351 passageiros, a que se somam cerca de 4.500 tripulantes.
Os passageiros eram maioritariamente alemães, reforçando este mercado emissor de passageiros como um dos mais importantes no Porto de Leixões, a par do mercado britânico e do mercado americano.
A primeira operação, a 19 de junho, destacou-se desde logo pela sua complexidade e exigência, envolvendo o desembarque de mais de 1.800 passageiros e o embarque de um número equivalente.
A última viagem partiu de Leixões no passado dia 17 de julho, numa operação que envolveu cerca de 2.100 desembarques e outros tantos embarques de passageiros, numa nova viagem com destino a Hamburgo, onde o Mein Schiff 4 dará início a novos itinerários a partir desse porto.
Com 293 metros de comprimento, 35 metros de boca e 99.500 GT de arqueação bruta, o Mein Schiff 4 foi construído em 2015 na Finlândia e tem capacidade para cerca de 2.700 passageiros e 1.000 tripulantes.
Ao longo deste ciclo de cinco semanas, o navio realizou itinerários pela Costa Atlântica com escalas em destinos como Bilbao, Le Verdon-sur-Mer, La Corunha, Vigo, Gibraltar, Tânger, Cádis e Lisboa, sempre com o Porto Cruise Terminal como “Home Port” - porto de embarque e desembarque.
Este conjunto de operações reforça a posição do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões como um porto de referência para a atividade de cruzeiros, mas sobretudo, para operações de turnaround.
A maioria dos mais de 20.000 passageiros em turnaround , nestas 5 escalas do Mein Schiff 4 ao Porto de Leixões, chegaram através de voos charter vindos semanalmente de várias cidades da Alemanha, em grupos de cerca de 2.000 pessoas, propositadamente para conhecer a Região e aproveitar os dias que antecederam a sua viagem com partida e chegada em Leixões e/ou os dias posteriores, para descobrir ou redescobrir o Destino Porto & Norte de Portugal, ficando alojados em vários hotéis da região e contribuindo assim para a economia local.
Para o próximo ano, estão já previstas mais 11 operações turnaround do navio Mein Schiff 6 também operado pela Tui Cruises e que vão ter lugar durante os meses de julho, agosto e setembro, num ciclo de operações que vão envolver quase 50.000 passageiros em embarque e desembarque a partir do Porto Cruise Terminal.





Comentários