top of page

Primeiro exame de Ecoendoscopia Endobronquica

O Serviço de Pneumologia realizou na semana passada, o primeiro exame de Ecoendoscopia Endobronquica (EBUS), em colaboração com o Serviço de Anestesiologia



“Trata-se de uma técnica endoscópica, amplamente estabelecida, que permite a punção aspirativa de lesões mediastínicas e pulmonares. É usada no diagnóstico de lesões benignas, como as infeciosas, ou doenças do interstício pulmonar como a sarcoidose”, explicou a pneumologista, Ana Paula Vaz, no final do primeiro exame.

Esta técnica “permite também o diagnóstico de lesões malignas sendo um exame obrigatório no estadiamento da maioria dos doentes com cancro do pulmão”, explica.

Com a “implementação desta técnica no Hospital Pedro Hispano iremos melhorar a acessibilidade dos nossos doentes a um exame fundamental de diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão”.

Paula Simão, a diretora do Serviço de Pneumologia reforça que esta prática “permite uma melhor decisão sobre os tratamentos individualizados que hoje existem para esta doença sendo, portanto, um passo importante para o Serviço e para os utentes.

Importa agradecer a “colaboração do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário do Porto na formação dos profissionais médicos e enfermeiros", possibilitando assim que, a partir de agora, o EBUS faça parte da prática do serviço.

Comments


bottom of page