top of page

Projeto que transformou bairro em Matosinhos nomeado ‘Obra do Ano’

O projeto que deu uma nova vida ao bairro do Monte Xisto, em Matosinhos, está entre os sete nomeados para o prémio ‘Obra do Ano’, pelo Archdaily Brasil



A obra, promovida pelo INSTITUTO e projetada pelo arquiteto Paulo Moreira, está inserida no programa Bairros Saudáveis. O apoio criado pelo Governo pretende melhorar bairros empobrecidos através de pequenos investimentos.

O projeto, que teve a colaboração do coletivo de artistas angolano ‘Verkron’, consistiu na transformação das escadas e de uma ruína com mais de 40 anos. O trilho que liga o bairro ao rio Leça foi despoluído, através de uma ação de limpeza e requalificação do edifício em ruína. O espaço é agora um local de socialização e convívio para a população do bairro.

O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre as escadas públicas e o terreno privado vizinho. Foi ainda criada uma estrutura de bancos que convidam ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso.

O projeto está a concurso na plataforma do Archdaily Brasil, através de uma votação online que decorre até dia 22 de março.

bottom of page