Concerto de Música Clássica no Museu da Memória de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos volta a oferecer, em 2023, um extenso programa dedicado à divulgação da música clássica, em espaços alternativos, como o MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos, os Jardins do Museu Quinta de Santiago, ou o Estúdio da Orquestra Jazz de Matosinhos.
O arranque do programa aconteceu no sábado, dia 25 de março, no MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos com um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Inserido na temporada de música clássica da Câmara Municipal de Matosinhos para 2023, o recital incluiu obras de Eurico Carrapatoso (1962) - Llaços, contradanças e descantes (2016), Sérgio Azevedo (1968) - Popularuskia – três peças para quarteto de cordas (2017), Telmo Marques (1963) - Ilhas Afortunadas (2016), e de Fernando Lapa (1950) - Suite Mirandesa, (2017), em versões para quarteto de cordas.
O momento ficou ainda marcado pelo lançamento do CD RAÍZES, com música de câmara portuguesa, do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Durante este ano serão convocados alguns dos mais relevantes nomes do panorama nacional e internacional, apresentando um ciclo de música para piano e quarteto de cordas com a designação Quintetos para Piano.
Recorde-se que o Quarteto de Cordas de Matosinhos foi criado em 2007 por iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos. Desenvolve um importante trabalho de preservação da herança musical portuguesa e europeia, realizando também, nos últimos anos, concertos regulares em igrejas e capelas do concelho, assumindo-se como um instrumento fundamental do objetivo de democratizar a fruição cultural em Matosinhos. Tem atuado nos principais palcos nacionais e europeus, tendo vencido, em 2014, o prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
Comments