Terceira edição do Académica Handball Cup traz 16 equipas femininas a São Mamede de Infesta
- Notícias de Matosinhos

- há 38 minutos
- 2 min de leitura
Cinco internacionais da Seleção nacional de Andebol – Rui Silva, Zé Luís Ferreira, João Gomes, Diogo Rema e Vasco Costa – apadrinham o torneio de formação da Académica de São Mamede. O objetivo este ano é atrair mais meninas e mulheres para a modalidade, num evento onde vão participar mais de 800 atletas das associações de Andebol do Porto, Braga e Aveiro.

A terceira edição do torneio de andebol Académica Handball Cup, organizado pela Associação Académica de São Mamede, irá pôr a jogar em São Mamede de Infesta 64 equipas de escalões entre os quatro e os 20 anos de idade de atletas de 18 clubes. Realizado entre os dias 14 e 17 de fevereiro, esta terceira edição vai incluir pela primeira vez equipas femininas: entre os 800 atletas da formação provenientes das associações de Andebol do Porto, Braga e Aveiro contam-se 16 equipas constituídas por meninas e por mulheres (ver Cartaz em anexo).
“Pela primeira vez, o torneio estará também aberto aos escalões femininos de formação, reforçando o compromisso da organização com o crescimento do andebol feminino e com a promoção da igualdade de oportunidades no desporto”, afirma Pedro Guedes, coordenador do Andebol na Académica de São Mamede. “Para apoiar a causa de atrair mais meninas e raparigas para modalidade, a Académica de São Mamede conta com cinco padrinhos, jogadores internacionais que têm estado em destaque na Seleção nacional e que vão acompanhar os jogos do torneio assumindo um papel inspirador junto dos jovens participantes”.
Os padrinhos do torneio são Rui Silva, Zé Luís Ferreira e João Gomes – atletas que estiveram recentemente em destaque no Campeonato da Europa de Andebol, no qual Portugal atingiu um histórico 5º lugar – e Diogo Rema e Vasco Costa, também jogadores da Seleção, mas que estiveram lesionados durante a última competição.
Segundo a diretora do Andebol da Associação Académica de São Mamede, Joana Costa, “o Académica Handball Cup afirma-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento desportivo, a partilha de experiências e a valorização do andebol de formação, fortalecendo a ligação entre clubes, atletas, treinadores e comunidade”. Na manhã de domingo, 15 de fevereiro, haverá a festa do andebol “Festand” na qual as jogadoras e jogadores vão confraternizar entre si.





Comentários