top of page

The World Battle 2025 juntou 1.800 atletas no Porto e em Matosinhos

O festival contou com a participação de 1.800 atletas de 104 nacionalidades e um público de cerca de 60 mil pessoas.


ree

O The World Battle 2025, maior festival de desporto e cultura urbana do mundo, encerrou a sua edição mais marcante de sempre, ao celebrar 20 anos de história com uma programação única que uniu as cidades do Porto e de Matosinhos entre os dias 25 e 31 de agosto.

O festival registou números impressionantes, com a participação de 1.800 atletas de 104 nacionalidades e um público de cerca de 60 mil pessoas, consolidando-se como um dos maiores encontros globais de cultura urbana e desporto.

Criado em 2005 a partir da icónica EuroBattle, o evento cresceu ao longo de duas décadas até se tornar um fenómeno internacional. Este ano, para assinalar o seu 20.º aniversário, o festival apresentou uma programação única, distribuída por novos palcos e com as mais variadas modalidades, entre as quais breaking, skate, rope jump, surf, basket 3x3, rugby tag e graffiti.

A par do desporto, o público teve acesso a uma agenda cultural diversificada, com workshops de dança, freestyle rap, exposições, concertos, moda urbana e debates sobre a ligação entre o turismo e o surgimento de novas modalidades urbanas.

De acordo com Max Oliveira, CEO da MXM Art Center e fundador do festival, “esta edição mostrou que o The World Battle é hoje uma referência global no desporto urbano. Este ano, celebrámos 20 anos de evolução e, ao mesmo tempo, lançámos as bases para o futuro, trazendo novas modalidades, mais inclusão e o reforço da ligação entre Porto e Matosinhos que, para nós, é motivo de orgulho. Estamos mesmo muito felizes com o percurso que temos feito e por poder olhar para estes dias e perceber o poder transformador que o desporto urbano tem.”

Ao longo de uma semana marcada por energia, talento e celebração da cultura urbana, o The World Battle 2025 celebrou os seus campeões. De jovens promessas a atletas de elite mundial, os vencedores desta edição representam o que de melhor se faz no breaking e nas restantes modalidades, elevando ainda mais o prestígio do festival.

Lista de Vencedores:

WDSF – Youth World Championship (qualificação Dakar 2026)

  1. B-Boy Youth: HolyRain (China)

  2. B-Girl Youth: Royal (China)

Main Event:

  1. B-Boy 1v1 Campeão: Deniz (Rússia)

  2. B-Girl 1v1 Campeã: Royal (China)

  3. Crew Campeã: XO Crew (Rússia)

  4. Bonnie and Clyde: Ami – medalha de ouro Jogos Olímpicos (Japão) e Norddiamond (Russo)

  5. 7 to Smoke: Viegas (Portugal)

  6. Kids U12 1v1: Lilking (China)

Destaques da edição 2025

Durante estes dias foram vários os momentos de destaque, que tornam o The World Battle, único no mundo.

  1. Breaking Gala no Terminal de Cruzeiros de Leixões, que abriu o festival com batalhas de elite e um jantar de gala.

  2. Formação: Durante toda a semana realizaram-se vários workshops com alguns dos nomes mis reconhecidos a nível mundial nas mais diversas atividades

  3. WDSF Youth World Championship, que contou como etapa oficial de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026. A presença do WDSF – World DanceSport Federation no The World Battle 2025 reforçou o estatuto do festival como referência mundial no breaking competitivo.

  4. Skate adaptado, promovido pela associação All aBoard, reforçando a inclusão no desporto.

  5. Strongman Cup, com alguns dos atletas mais fortes da Europa.

  6. Rope Jump Competition, que trouxe acrobacias radicais em cenários urbanos icónicos.

  7. Street Vibes Market aberto ao público em geral, na Alfândega do Porto, celebrando o estilo de vida urbano.

  8. Talk N’ Share, fórum sobre turismo desportivo e novas modalidades, com figuras de destaque nacionais e internacionais.

  9. Arte Urbana, projeto social que envolveu jovens do Porto em apresentações de dança e cultura urbana.

Um impacto global e sustentável

Em 2025, o The World Battle reafirmou o seu papel enquanto plataforma multicultural, diversa e inclusiva, promovendo o encontro de comunidades através do desporto e da cultura.

Além do impacto direto nas cidades anfitriãs, o festival projetou-se internacionalmente como um palco estratégico do breaking, modalidade olímpica que em Paris 2024 se estreou oficialmente no programa dos Jogos.

A próxima edição do The World Battle 2026 acontece de 27 a 31 de agosto, contando com mais novidades e novas modalidades que virão, certamente, reforçar o carácter singular deste festival.

O The World Battle é um festival internacional que celebra e promove a cultura urbana e a inclusão. Mais do que uma competição, é um espaço de encontro, partilha e inspiração para dançarinos, artistas e público de todo o mundo.

Comentários


bottom of page