Thomas & Piron celebra 50 anos e reforça aposta estratégica em Portugal
- Notícias de Matosinhos

- há 10 horas
- 3 min de leitura
Em Matosinhos vai nascer um novo empreendimento, ainda em 2026, composto por 31 apartamentos que já estão vendidos.

O Grupo Thomas & Piron, uma das principais referências europeias na construção e promoção imobiliária, celebra em 2026, 50 anos de história. Assinalando meio século de crescimento sustentado, inovação e forte enraizamento territorial. Fundado em 1976, o grupo chega a este marco com uma presença internacional consolidada e uma aposta clara em Portugal, onde desenvolve atualmente projetos estruturantes nas regiões de Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Loures. Com atividades que abrangem construção, promoção imobiliária, reabilitação urbana e engenharia civil, o grupo conta hoje com mais de 3.000 colaboradores e um volume de negócios global de cerca de 920 milhões de euros em 2025.
“Em 50 anos, transformámos profundamente a Thomas & Piron: de uma empresa familiar ativa na região do Benelux, tornámo-nos num grupo internacional estruturado em torno de uma visão clara. Essa transição aconteceu sem renegarmos os nossos valores! Hoje, ela é baseada numa liderança que combina a experiência da nossa história com um olhar voltado para o futuro, a fim de preparar a Thomas & Piron para enfrentar os desafios dos próximos anos.” Comenta François Piron, presidente executivo do Grupo Thomas & Piron.
Portugal como mercado estratégico de crescimento
Presente em Portugal desde 2018, a Thomas & Piron regista um desempenho muito positivo no país. As três operações atualmente em curso apresentam elevados níveis de procura e sucesso comercial e totalizam cerca de 130.000 m2 de construção para cerca de 1.000 fogos.
Entre os projetos que ilustram a estratégia e o posicionamento do grupo em Portugal, destaca-se o Gaia Hills, localizado a sul do Porto. Um empreendimento ainda em fase de construção, mas que conta com mais de 65% dos apartamentos vendidos, confirmando a sua atratividade. Com vistas privilegiadas sobre o rio Douro, o Gaia Hills assume-se como uma solução residencial contemporânea, com forte integração paisagística, amplos terraços, cerca de três hectares de espaços verdes e uma Ágora central pensada como espaço de convivência. A aposta na mobilidade, na qualidade arquitetónica e na sustentabilidade refletem uma abordagem orientada para o estilo de vida urbano contemporâneo.
Em Matosinhos, o empreendimento Docks Matosinhos confirma o sucesso da aposta do grupo em localizações urbanas estratégicas. Composto por 31 apartamentos (T1 e T2) e um espaço de coworking, o projeto tem a vertente residencial totalmente vendida. Localizado junto ao porto de Leixões, à praia e a poucos metros do metro e do mercado municipal, o Docks oferece uma proposta residencial contemporânea, com arquitetura em estilo loft, estacionamento subterrâneo e soluções orientadas para a sustentabilidade e eficiência energética
Na região de Lisboa, o projeto Clarissas, em Sacavém (Loures), representa uma das mais relevantes operações urbanísticas do grupo em Portugal. Este novo bairro, pensado para manter-se acessível à classe média, prevê a construção de mais de 700 apartamentos, distribuídos por 37 edifícios, complementados por 9.000 m² de áreas comerciais e de lazer. O projeto incluiu também a revitalização da Praça da República de Sacavém, obra que esteve a cargo da Thomas & Piron no último ano, que já se encontra concluída e rececionada pela Câmara Municipal de Loures.
“Ao celebrarmos 50 anos, reafirmamos a nossa ambição de continuar a desenvolver projetos que criam valor duradouro para as comunidades onde estamos presentes. Com meio século de experiência, a Thomas & Piron entra numa nova fase da sua história, reforçando o seu posicionamento como promotor imobiliário de referência, comprometido com a qualidade, a sustentabilidade e um desenvolvimento urbano responsável. Portugal é um mercado-chave na nossa estratégia internacional e continuará a ser um eixo prioritário de crescimento.” Afirma, David Carreira, Country Manager da Thomas & Piron em Portugal.





Comentários