Torneio de Xadrez

Centro de Desportos e Congressos recebeu 2.ª edição desenvolvida a partir das aulas de Xadrez disponibilizadas nas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Matosinhos realizou no dia 19 de junho de 2022, no Centro de Desportos e Congressos, o II Torneio de Xadrez que contou com a presença de cerca 130 alunos, do 1.º Ciclo de Ensino Básico, do 1.º ao 4.º ano de escolaridade do Concelho. A primeira edição do Torneio da modalidade realizou-se no ano letivo 2018/2019, no âmbito da Atividade Extracurricular (AEC) disponibilizada aos alunos de Matosinhos, a Oficina de Xadrez, tendo sido agora retomado após um interregno de dois anos, devido à Pandemia Covid-19.

A iniciação ao jogo do xadrez proporciona o acesso a esta prática desportiva, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento das capacidades de concentração, do raciocínio lógico-matemático, do cálculo mental, da estratégia, da memória e de tomada de decisão.

A preparação para estas provas foi feita nas aulas da AEC de Xadrez e culminou neste torneio inclusivo envolvendo os alunos que se destacaram na prática da modalidade. Foram premiados os três melhores classificados de cada nível e atribuídas medalhas aos alunos com Necessidades de Saúde Especiais. Foi entregue a todos os/as alunos/as um certificado de participação.

Neste torneio estiveram presentes o Vereador do pelouro do Desporto, Dr. Vasco Pinho, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Matosinhos e os encarregados de educação dos alunos participantes do evento.