top of page

ULSM recebe 86 novos Internos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos recebeu 86 novos Internos para formação, sendo que 41 são Internos de Formação Especializada e 45 Internos de Formação Geral.





  

Na sessão de boas-vindas, que decorreu no auditório do Hospital Pedro Hispano, estiveram o presidente do Conselho de Administração, Taveira Gomes, a Diretora Clínica e também Diretora do Internato Médico, Ana Veloso, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Joana Santos, e muitos diretores de serviço e de departamentos.

A diretora clínica deu conta de que “hoje todos os Internos do país estão a ser recebidos numa Unidade Local de Saúde, vocês estão a ser recebidos na primeira Unidade Local de Saúde do país, a ULS de Matosinhos”, que foi criada em 1999, “a idade da maioria de vocês”, completou António Taveira Gomes. Mas, afinal, a maioria ainda está nos 24 anos.

Na apresentação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Taveira Gomes, pediu a todos os internos para procurarem a felicidade, mas “é preciso fazerem alguma coisa para serem felizes” apelando a que “criem bem-estar, independentemente do que temos, pois o que temos não serão as condições ideais, mas é com as dificuldades que temos de lidar e o desafio é que as dificuldades criem oportunidades”.

Lembrou também a importância de “crescermos em conjunto”. “Vocês são determinantes na organização do dia a dia, vão crescer connosco e todos vamos crescer trabalhando em conjunto”. Lembrou a necessidade do “treino, do treino em equipa e do treino com muitas horas para serem muito bons. Só com treino, muito treino, conseguirão ser melhores”.

Não deixou ainda de recordar que “as pessoas, são todas importantes! Somos todos importantes e temos de saber dar os parabéns, de agradecer e de ajudar quando é preciso, de sermos solidários, porque todos temos de trabalhar em conjunto”.

Na apresentação do que são os Cuidados de Saúde Primários em Matosinhos, Joana Santos, quis deixar aos novos internos um lembrete: “Não se esqueçam de que um médico é também um medicamento. Custa-nos tempo, mas poupa-nos tempo noutras alturas”.

Na próxima semana realiza-se a “Semana do Interno – Viagem Pelo Internato Médico ” com os jovens médicos a tomar contacto com os diferentes serviços.

Opmerkingen


bottom of page