top of page

Casa encerra loja em Matosinhos e outras 12 devido a insolvência

A marca declarou insolvência, estando agora o stock da loja está em leilão de modo a pagar aos credores. A falência da casa-mãe, na Bélgica a 5 de março, tinha ditado este desfecho.

ree

A loja de decoração Casa fechou no Mar Shopping Matosinhos, devido à insolvência da marca, após uma decisão tomada pelo Tribunal Judicial de Sintra, a 12 de setembro.

A marca, referência no mobiliário e decoração em Portugal, declara insolvência, deixando dívidas a 110 credores, como o Centro Comercial Colombo, o Alegro Montijo, a Ingka Centres Portugal (a que pertencem o Mar Shopping Algarve e o de Matosinhos), o Banco Comercial Português, o Banco Millennium, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, o Instituto de Segurança Social, a Autoridade Tributária e empresas de serviços de limpeza ou de aluguer de viaturas.

De modo a pagar uma parte das dívidas, decorreu um leilão até hoje. O valor dos lotes varia, mas é desde os 16 mil euros, no Mar Shopping em Loulé, a 34 mil euros em Viana do Castelo.

Em 2024, a Casa registou perdas líquidas de 1,6 milhões de euros, tendo registando uma quebra de vendas para os 9 milhões de euros. Depois de 40 anos de atividade, a falência da casa-mãe, a Casa International, na Bélgica a 5 de março, tinha ditado este desfecho, com o fecho de 63 lojas. Esta loja tinha tido, em 2024, um prejuízo de 50,8 milhões de euros. As sucursais de França e Luxemburgo fecharam em seguida.

Em 2024, a empresa tinha 98 trabalhadores e 13 lojas entretanto já encerradas.

Comentários


bottom of page