top of page

Fundação Livraria Lello inaugura sede no Mosteiro de Leça do Balio

Cerimónia de inauguração será na sexta-feira, dia 21 de junho. Após o projeto de requalificação do arquiteto Álvaro Siza Vieira, o mosteiro reabre portas e a partir de 22 de junho é possível visitar gratuitamente.



A Fundação Livraria Lello terá uma cerimónia de inauguração da nova sede, situada no Mosteiro de Leça do Balio, no próximo dia 21 de junho, às 17h00.

A programação do evento incluirá a estreia da exposição “Act The Thought”, em co-curadoria com a Aliança para a Literacia dos Media e da Informação da UNESCO. Em colaboração com o projeto Inside Out do artista JR,  será feito o maior manifesto cultural de sempre, em Portugal, no que à arte participativa diz respeito. Para isso, estão a ser recolhidos 1500 retratos que vão preencher o Mosteiro de Leça do Balio com figuras anónimas, mas também personalidades de enorme prestígio nacional e internacional, como Salman Rushdie, Nelson Mandela, Gilberto Gil ou Mário Soares.

A par desta exposição será apresentada a “ALEA”, uma instalação sonora de Diana Policarpo, que propõe uma experiência auditiva imersiva.

Nesta cerimónia será apresentada a programação para 2024, com o tema "Desinformação”. Assumindo-se como entidade promotora da cultura democrática, que fomenta o pensamento crítico e a educação digital, decidiram seguir este caminho após o Global Risks Report 2024 revelar que a desinformação surge como o principal risco mundial.

Será possível conhecer de perto o projeto de requalificação do Mosteiro de Leça do Balio, da autoria do consagrado arquiteto Álvaro Siza.

Após serem concluídas obras de reabilitação, será possível visitá-lo gratuitamente a partir do dia 22 de junho. Para isso, é necessário realizar  uma inscrição prévia no site da Fundação Livraria Lello. As visitas vão decorrer todos os dias, das 10h00 às 18h00.

コメント


bottom of page