Porto de Leixões promove crescimento e sustentabilidade na Seatrade Europe 2025
- Notícias de Matosinhos

- 15 de set.
- 2 min de leitura
O Porto de Leixões voltou a marcar presença na Seatrade Europe 2025, a maior feira de cruzeiros da Europa, que decorreu, de 10 a 12 de setembro, em Hamburgo, sob o tema “Future Forward”.

A participação do Porto de Leixões nesta edição do maior evento bienal para o
mercado de cruzeiros do Mediterrâneo, e um dos mais relevantes a nível mundial, fez-se, como habitualmente, em conjunto com os portos de Lisboa, Setúbal, Portimão, Madeira e Açores, sob a marca Cruise Portugal, acompanhados por um conjunto crescente de agentes económicos do setor, que reforçam a importância estratégica desta presença conjunta.
No stand de Portugal (n.º 429), com 42 m², estiveram representadas diversas empresas nacionais ligadas à indústria, entre as quais a Amundsen, a Buzzpath – Agência de Viagens, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, a Portugs, a Shore Tours e a Tecnoveritas. A presença da TAP Air Portugal reforça ainda a parceria estabelecida com os portos nacionais, ampliando a visibilidade internacional da marca Cruise Portugal.
Este evento constituiu o palco ideal para promover os cruzeiros na Costa Atlântica portuguesa e, em particular, no Porto de Leixões e no Porto de Viana do Castelo, bem como nas vias fluviais, como a Via Navegável do Douro. A Seatrade Europe é, assim, uma oportunidade privilegiada para momentos de networking e desenvolvimento de novas oportunidades de negócio, reunindo durante dois dias e meio as principais companhias de cruzeiros e agentes do setor.
SUSTENTABILIDADE E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
O Porto de Leixões encontra-se a intensificar os seus esforços rumo à sustentabilidade e à transição energética, com um forte compromisso na redução da pegada ambiental.
Até 2030, está prevista a instalação de sistemas de Onshore Power Supply (OPS),
que permitirão aos navios ligar-se à rede elétrica enquanto estão atracados, reduzindo significativamente as emissões.
Durante o evento, os representantes dos portos portugueses procuraram estabelecer novos contactos comerciais e fortalecer parcerias já existentes, com o objetivo de atrair mais cruzeiros e companhias para o território, além de divulgar os projetos de sustentabilidade em curso.
PORTO DE LEIXÕES EM CRESCIMENTO
Com 90 navios e 142.135 passageiros recebidos até julho, o Porto de Leixões está
a caminho de mais um ano recorde. As previsões para o final de 2025 apontam para 160 escalas e cerca de 220.000 passageiros, consolidando o Porto de Leixões como
um dos principais portos de cruzeiro da Península Ibérica.





Comentários