top of page

Sergio Crivelli celebra Dia Mundial da Pizza com destaque para curgete e flor do zucchini

Ristorante Italiano de Matosinhos assinala Dia Mundial da Pizza (10 de julho) com reedição de uma criação do chef. Fruto em destaque é cultivado pelo próprio na horta que alimenta de ingredientes a cozinha do restaurante



Ébotanicamente um fruto que se presta a alguma confusão. Porque tido por uma grande parte das pessoas como um legume, quando não o é, na realidade. Certo, certo, é que a curgete (um vegetal da família das abóboras originário da América Central) e a respetiva flor serão as rainhas da cozinha e da sala de refeições do Sergio Crivelli Ristorante Italiano durante uma semana, de 10 a 17 de julho. Para assinalar o Dia Mundial da Pizza (dia 10) e porque assim pede o ciclo da terra que o chef fez sua horta pessoal. A mesma que, de acordo com as estações do ano, fornece de ingredientes a cozinha do restaurante que detém em Matosinhos (na Rua de Brito Capelo, 705).

Durante sete dias, o destaque culinário será sinalizado numa das entradas sugeridas. A flor do zucchini, cujas sementes Sergio Crivelli traz sazonalmente de Itália e cultiva num terreno de Vila do Conde, não se fica só pela fotogenia. É um ótimo alimento. De provar e chorar por mais, sobretudo como o chef o prepara: recheada com queijo mozzarella e anchovas, a flor é depois passada em tempura numa emulsão de cerveja, farinha e sal, e imediatamente mergulhada em óleo a ferver por breves instantes, de modo a ficar crocante por fora e suculenta e enxuta quanto baste por dentro.

O “mimo” tem depois sequelas… Sob a forma de pizza, claro! A base tradicional é poiso para molho de tomate fresco, queijo mozarella, curgete finamente cortada, mas também pimentos, cebola, tomates cherry, azeite e orégãos.

Sergio Crivelli

Na versão vegetariana, a base tradicional é poiso para molho de tomate fresco, queijo mozarella, curgete finamente cortada, flores de curgete, mas também pimentos, cebola, tomates cherry, azeite e orégãos. Sem mozzarella, a pizza adquire um pendor vegan.

A versão pode ainda conhecer um conteúdo mais “robusto”, com a adição de anchovas, algumas azeitonas pretas e par de alcaparras. Outra das composições que o chef empresta à pizza de curgete.

De fácil digestão e com poucas calorias, a curgete é um fruto rico em niacina, uma vitamina (B3) hidrossolúvel cujos derivados podem ter um importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA.


Dia Mundial da Pizza

“A iniciativa do ano passado foi muito bem recebida. Muitas pessoas não conheciam culinariamente a flor do zucchini e adoraram! Vamos reeditar a experiência, juntando o agradável ao útil, porque a minha horta foi produtiva e, assim, adaptamo-nos ao ciclo da terra, escoando o produto e não gerando desperdício”, refere o chef Sergio Crivelli.

Mas, as sugestões de pizza abundam no Sergio Crivelli Ristorante Italiano, desta feita para celebrar este dia especial dedicado à iguaria que a gastronomia transalpina celebrizou internacionalmente.

Uma das que tem saído muito nas últimas semanas tem sido a Pizza de Trufas Negras de Spoleto (um dos cogumelos comestíveis mais caros do mundo, e que chegou em nova remessa fresca à cozinha do restaurante), cuja base recebe um creme de trufas pretas, mozzarella, azeite com aroma de trufas e ainda trufas laminadas.

Mas a carta contempla ainda outras variedades, como a Gustosa (fiambre, salsicha, mozzarella, rosmaninho e azeite), a Diavola (molho de tomate, mozzarella, pepperoni, azeitonas pretas, pimentos e tomates cherry), a Regina (molho de tomate, mozzarella, seleção de cogumelos, rúcula e presunto), a Portoghese (molho de tomate, mozzarella, pepperoni, salame napolitano e pimentos), a CAPRI (molho de tomate, mozzarella de búfala DOP e manjericão), a Al Friarielli con Salsiccia (mozzarella, grelos salteados em azeite com alho e malaguetas e salsicha toscana) e não só.

Comentários


bottom of page