O Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música são edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa que vão figurar na nova ampliação do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Siza Vieira e Souto Moura farão parte do projeto, que estará concluído em 2026.
Fotografia: Luís Silva
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, é um parque em miniatura que mostra a cultura e o património português. O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões vai ser uma das novas miniaturas no espaço, com o objetivo de aproximar as crianças à arquitetura e cultura portuguesa.
A miniatura do Terminal será construído sobre um lago com uma rampa em caracol, oferecendo um ambiente único para os visitantes. Já a Casa da Música terá interiores perfurados para estimular a curiosidade dos visitantes.
Para esta expansão, foram convidados sete prestigiados arquitetos a representarem as suas obras como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Rem Koolhaas e Luís Pedro Silva. O projeto, apresentado pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), vai ter ainda a Casa da Música, o Pavilhão de Portugal, Casa das Histórias, entre outros.
Na apresentação do projeto, Patrícia Viegas Nascimento, presidente da fundação, explicou que a requalificação do parque será faseada "Uma primeira fase em que dotamos o parque de infraestruturas que não tinha e teve uma grande intervenção no paisagismo. Uma segunda fase foi dotar os pavilhões existentes com conteúdos mais contemporâneos e que fossem mais atrativos para a criança de hoje. E uma terceira fase, que é aquela que nos encontramos, que corresponde à expansão do parque", afirmou.
A terceira fase irá arrancar no início de 2025, sendo que a sua conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Comments