top of page

Águia vai afugentar gaivotas na praia de Matosinhos

Não estranhe a presença de uma águia em Matosinhos. Objetivo é controlar a presença de gaivotas na praia que podem afetar a qualidade da água.

 

ree

Durante toda a época balnear uma águia vai sobrevoar a praia de Matosinhos, com o intuito de afugentar gaivotas da praia.

O primeiro voo foi feito a 14 de julho, e vai-se repetir todos os dias, das 7h às 9h e das 17h às 21h. O objetivo é claro: controlar a presença de centenas e talvez até milhares de gaivotas na praia, que podem estar a afetar a qualidade das águas da praia que enfrenta sistematicamente problemas.

Os dejetos das aves podem estar a poluir a qualidade da água ou, pelo menos, a agravar uma situação que não é nova em Matosinhos. Segundo Manuela Álvares, vereadora do Ambiente da autarquia, ainda é cedo para avaliar o sucesso deste método.

Descargas ilegais na ribeira da Riguinha, que desagua na praia, deverá ser, no entanto, a principal causa da presença de bactéria E.coli nas águas, que leva pontualmente à interdição a banhos.

A águia é controlada por um tratador, identificado com um colete refletor, através do método da falcoaria. A águia não ataca pessoas nem mesmo as gaivotas, uma vez que a sua presença assusta as aves marinhas. O seu instinto natural de caçar é controlado pelo tratador, que a alimenta frequentemente.

Comentários


bottom of page